Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

IBGE

Queda industrial aumenta desemprego

Queda industrial aumenta desemprego
27/07/2012 08:45 - G1


Em algumas regiões, a queda na produção industrial foi responsável pelo aumento do número de desempregados. Mas a pesquisa também revelou bons números. Na comparação anual, o salário dos trabalhadores aumentou. Já tem gente fazendo planos para esse dinheirinho a mais.

A pesquisa do IBGE é feita mensalmente e apontou em cinco regiões metropolitanas a taxa de desemprego. Ela caiu em Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador na comparação entre junho e maio deste ano. No mesmo período, no Recife e em São Paulo, a taxa subiu.

Para o IBGE, o aumento do desemprego em São Paulo e Região Metropolitana reflete a queda na produção da indústria que é o setor que mais tem demitido. 

Já para o trabalhador que está empregado e com carteira assinada, o IBGE diz que houve um ganho real de salário de 3,5% entre junho de 2011 e junho deste ano. O rendimento médio passou de R$ 1,696 mil para R$ 1,755 mil.

A pesquisa registrou uma boa notícia também no Recife. Por lá, houve aumento do emprego no setor industrial. Alta expressiva de quase 12%.

Felpuda


O desgaste de antigas lideranças nacionais, com reflexo em nível local, é a maior preocupação dos dirigentes de partidos para as eleições deste ano, que terá reflexo em 2022. Em épocas passadas, essas figurinhas cruzavam os céus do País para visitarem os municípios e pedirem que a população votasse em seus ungidos. Agora, com pendências judiciais e poder enfraquecido, dificilmente seriam convidadas. A pandemia, que resultou no isolamento social, foi a pá de cal.