segunda, 16 de julho de 2018

Que iscas ou produtos usar contra formigas

8 NOV 2010Por DA REDAÇÃO13h:00

Uma das formas de combate as formigas é o uso das iscas Granuladas. O uso correto de iscas granuladas prevê alguns conceitos básicos: Deve-se medir o tamanho do formigueiro com trena, corda ou passadas, percorrendo toda a extensão da área, através de metros quadrados, multiplicando-se o maior comprimento pela largura.

Deve-se aplicar de seis a dez gramas de isca por metro quadrado de terra solta, dividindo-se dose total entre os carreiros com movimentação de formigas. As iscas devem ser utilizadas em épocas secas e colocadas a uma distância de 10 a 15 cm de cada olheiro vivo de alimentação e ao longo dos carreiros (nunca se deve colocar isca dentro do olheiro do formigueiro ou nos olheiros de limpeza). Nos dias de chuva ou neblina, nas primeiras horas da manhã e nos locais de intenso orvalho, a isca deve estar protegida num saco plástico ou debaixo de telhas, cascas, bambu ou madeira.

Outra forma é o uso dos Pós secos (formicidas em pó). Eles são aplicados com o uso de bombas manuais, forçando o produto para o interior do formigueiro, à base de 10 gramas de pó para cada metro quadrado de formigueiro. A utilização do formicida em pó no controle de formigas cortadeiras somente é recomendável nos seguintes casos:

• Formigueiros novos e de pequenas dimensões, porque o pó não atinge as câmaras (panelas) mais profundas e não elimina a "rainha" nos formigueiros mais velhos.

• O solo deve estar seco, porque o pó fica retido nas paredes das galerias com a umidade do solo.

Termonebulizadores

Consiste em introduzir uma fumaça tóxica, oriunda de um produto inseticida, dentro do formigueiro, através dos olheiros ativos. O produto (Lakree) é misturado com querosene ou óleo diesel e colocado num queimador que gera a fumaça tóxica que é injetada nos olheiros do formigueiro, através de uma mangueira e uma ponta rígida. O uso de termonebulizadores é altamente eficiente em formigueiros ativos ou amuados, sendo considerado o método mais seguro no combate as formigas.

O método é recomendado para formigueiros maiores, podendo ser usado em qualquer época do ano, sem restrições de condições climáticas. Não é recomendado em formigueiros novos e no combate de formiga quenquém.

O produto Lakree é o mais utilizado e dever ser misturado à base de 1 litro de produto em 5 litros de querosene. A aplicação deve ser feita à base de 4 ml da mistura por quadrado. Nas áreas acidentadas, deve-se iniciar a aplicação do formicida no olheiro acima do formigueiro e do terreno, para facilitar a penetração da fumaça.

Leia Também