Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ECONOMIA

Quase metade dos contribuintes ainda não entregou IR

Quase metade dos contribuintes ainda não entregou IR
23/04/2011 17:00 - ESTADÃO


A Receita Federal recebeu até as 9h de hoje (23/4) 12,740 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. O número representa 53,08% do total esperado, que é de 24 milhões.

O plantão de dúvidas da Receita não funciona neste feriadão de Páscoa, mas os contribuintes podem utilizar o Questionário de Obrigatoriedade criado pelo órgão. O serviço de plantão voltará a funcionar apenas na segunda-feira (25). Um tutorial também está disponível no site da Receita com orientações sobre todas as etapas, desde o download do programa gerador até a restituição do imposto ou eventuais pendências e regularizações.

Este é o último fim de semana antes do fim do prazo de entrega das declarações. O documento deve ser enviado ao Fisco até as 23h59min59s do dia 29 de abril, horário de Brasília.

A multa mínima para quem não entregar o documento no prazo é R$ 165,74, e a máxima chega a 20% do imposto devido. A Receita Federal garante que, como vem fazendo há mais de 15 anos, não prorrogará o prazo para o envio da declaração

O contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano já pode verificar se está na malha fina. A Receita Federal abriu a consulta ao processamento da declaração pela internet. 

Felpuda


Em uma das eleições em MS, candidato já oficializado na convenção corria o trecho para conquistar os eleitores. Mal sabia, porém, que time do seu partido e de aliados estava tramando sua derrubada para emplacar substituto que teria mais votos. Por muito pouco, o dito-cujo não foi guilhotinado, conseguindo salvar o pescoço. Agora tudo indica que o mesmo processo estaria em andamento e seria mais fácil, pois a “vítima” desta vez ainda é só pré-candidato. Dizem que a “turma da trairagem” tem know-now no assunto.