Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Qualidade das fotos da Curiosity em Marte é questionada

10 AGO 12 - 16h:43Terra

Assim que a sonda Curiosity da Nasa pousou em Marte, na última segunda-feira, imediatamente começou a enviar fotos do planeta vermelho à Terra. Porém, para o preço de US$ 2,5 bilhões, as imagens tem menos qualidade do que o esperado - uma resolução máxima de 2 megapixels, menos que a qualidade das fotos de um iPhone -, reportou o jornal britânico Daily Mail.

Cientistas responderam às criticas explicando que existem duas razões para a qualidade das imagens não ser de 8 megapixels, como as de um iPhone. O processo de desenvolvimento do jipe e limitações na transmissão de dados interplanetários é um deles, de acordo com o gerente de projeto de câmera Mike Ravine, do Sistema de Ciência Epacial Malin (MSSS, na sigla em inglês). Segundo ele, técnicos estão trabalhando nas câmeras do robô desde 2004, e as especificações foram de uma memória de oito gigabytes, o que pode soar como bastante, mas na verdade não é muito considerando que a missão da sonda terá dois anos de duração.

A outra justificativa é que uma câmera de dois megapixels produzirá imagens que são pequenas o bastante para permitir que milhares de fotos sejam armazenadas na memória. Além disso, o design da câmera foi proposto há oito anos, quando o suporte de memória não era tão grande como os de atualmente.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

'Euphoria': Conselho de pais dos EUA pede fim da transmissão da série
HBO

'Euphoria': Conselho de pais dos EUA pede fim da transmissão da série

VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS

ONGs pressionam UE a interromper imediatamente negociações comerciais com Brasil

CORREIO DO ESTADO

Confira o editorial desta quarta-feira: "Novos ares na economia"

ARTIGO

Odilon de Oliveira: "O caso de Adélio e Bolsonaro"

Juiz federal aposentado

Mais Lidas