Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

poder

Putin vence escolha de mascote de Sochi-2014

28 FEV 2011Por FOLHA ONLINE08h:08

Então presidente russo, Vladimir Putin foi o principal cabo eleitoral da candidatura vitoriosa da cidade de Sochi para abrigar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Agora como premiê, Putin afirmou pouco antes da divulgação das mascotes dos Jogos que preferia o leopardo das neves.
"É forte, poderoso, rápido e belo", afirmou Putin, em visita a Sochi. Horas mais tarde, o presidente do comitê de Sochi-2014, Dmitry Chernyshenko, anunciou o resultado. Em votação pública, em um programa de TV, o leopardo foi o preferido de 28%, seguido pelo urso polar (18%) e pela lebre (16%).

"São três mascotes que representam os três lugares do pódio olímpico", afirmou Chernyshenko, ao anunciar o ouro para o leopardo. Para Putin, a escolha foi simbólica, já que ele havia prometido reintroduzir os grandes felinos no Cáucaso em caso de vitória russa na escolha da sede de 2014.

O lobby pelo leopardo ficou mais fácil com a retirada da disputa de Ded Moroz, o Papai Noel russo. A justificativa foi que os direitos da mascote pertenceriam ao Comitê Olímpico Internacional.

Leia Também