Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

FUTURO PETISTA

PT entra na briga com PMDB por cargos federais

12 DEZ 2010Por Fernanda Brigatti00h:00

As correntes Construindo um Novo Brasil (CNB) e Articulação de Esquerda (AE) se reuniram ontem em Campo Grande para "lavar roupa suja" sobre o período eleitoral e definir uma estratégia de atuação dos quadros petistas a partir de 2011. Do encontro de avaliação, a briga por cargos federais, a oposição regional ao PMDB, a unidade interna e o planejamento para as eleições de 2012 foram destacados como prioridades aos grupos.

O próximo ano foi colocado como o da "arrumação da casa". "Quando se discute unidade, se discute cargos federais, a tendência é ouvir primeiro as municipais e depois levar para a regional", relatou Cabo Almi, vereador por Campo Grande, eleito deputado estadual. Ele destacou que o encontro de ontem reunia a avaliação de apenas dois grupos do partido, que agora devem dialogar com as demais correntes.

Lideranças como o ex-governador e candidato derrotado em 2010, José Orcírio dos Santos, o deputado estadual reeleito Pedro Kemp, o deputado federal Vander Loubet e a ex-primeira-dama Gilda Maria dos Santos participaram do encontro e deixaram uma avaliação de fortalecimento interno com a candidatura de Orcíro neste ano.

Francisco Campos, da CNB nacional, também esteve na plenária e afirmou que apesar da derrota para André Puccinelli (PMDB), o PT de Mato Grosso do Sul tem grandes chances de vitória em 2012, pois foi bem votado nas cidades grandes e médias. Segundo Cabo Almi, os militantes reunidos em plenário ressaltaram a necessidade de "primeiro pensar 2012 e só depois 2014", para não atropelar o processo.

A infidelidade partidária também pautou o encontro da CNB e da AE. Ao Correio do Estado, o ex-governador relatou sua decepção com o senador reeleito Delcídio do Amaral (PT).

Orcírio revelou ter uma gravação do senador "pedindo voto para o Moka (deputado federal Waldemir Moka, do PMDB, eleito Senador) e para o André (Puccinelli)", que caracterizaria infidelidade partidária praticada por Delcídio.

Leia Também