Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

detran

Psicóloga elabora tabela de Atenção Concentrada de MS‏

31 MAI 2011Por Diário Online15h:54

A psicóloga perita em Avaliação Psicológica do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Vânia Pereira da Silva Arashiro, de 50 anos, elaborou uma Tabela Regionalizada do teste de Atenção Concentrada (AC) de Mato Grosso do Sul.

Para elaboração da tabela foi realizada uma pesquisa com 600 candidatos a primeira habilitação, renovação e mudança de categoria, com idades entre 18 a 73 anos, com a devida autorização dos mesmos, bem como, do órgão. Após a aplicação dos testes nos candidatos e conclusão da pesquisa, a mesma foi aprovada e publicada no Manual do Teste em sua quarta edição (2010), pela Vetor Editora, para todo o Brasil e está sendo utilizada pelos psicólogos do Estado.

De acordo com Vânia, esta é a primeira vez que um trabalho de pesquisa é realizado no estado na área de avaliação psicológica e publicado pela editora oficial do teste. "Aqui em nosso Estado utilizávamos a tabela do estado de São Paulo, mas como o Brasil é um país com uma diversidade de fatores referentes à cultura, hábitos, educação, formação étnica, entre outros, sentimos a necessidade de construirmos a nossa própria tabela", explica.

A pesquisa teve duração de dois anos e serviu como tese do mestrado em Psicologia Clínica de Vânia, que trabalha há 25 anos como perita em avaliação psicológica no Detran-MS, já tendo realizado aproximadamente 36 mil avaliações. "Sinto-me realizada por poder contribuir para a melhoria do trânsito em nossa cidade, visto que o trabalho que realizo, não é só de avaliação, mas também de orientação e conscientização para um trânsito melhor", completa Vânia.

Teste

O teste de Atenção Concentrada (AC) foi criado pelo psicólogo Susy Vijande Cambraia e publicado pela primeira vez em 1967. Apesar de ter sido criado para avaliar diversas situações, ele é muito utilizado para avaliação de motoristas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o território nacional.

Várias pesquisas foram feitas com populações de diferentes estados do país dentre os quais: Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, dentre outros. Para cada grupo pesquisado, foi feito a construção de uma tabela de acordo com idade e escolaridade, ocorrendo diferenças significantes entre vários estados.

Leia Também