segunda, 23 de julho de 2018

EDUCAÇÃO

Provas do Enade mobilizam hoje alunos de 17 cursos

21 NOV 2010Por Anahi Zurutuza07h:07

Alunos de 17 cursos oferecidos pelas três universidades públicas de Mato Grosso Sul participam, na manhã de hoje, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2010, promovido pelo Ministério da Educação. A prova começa às 12h (horário local). Alunos convocados devem comparecer com, pelo menos, uma hora de antecedência ao local de prova.

Em todo o Brasil, o Enade será aplicado aos acadêmicos que cursam os primeiros e os últimos anos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, e dos cursos superiores de tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

A prova tem como principal objetivo aferir o rendimento dos alunos de cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências exigidas em cada formação. Dos cursos elencados para participar do Enade 2010, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) terá dez avaliados por meio do exame. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participa com quatro graduações e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com três. Vale lembrar que alunos inscritos que não fizeram a prova ficam impedidos de concluir a graduação. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

No País, 650 mil estudantes foram convocados para fazer a prova. O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do exame, não divulgou a quantidade de alunos do Estado inscritos.

A prova do Enade tem questões objetivas e discursivas. Dez questões são de formação geral, comuns a todas as áreas, e 30 questões são de conhecimentos específicos. A prova é igual para ingressantes e concluintes do mesmo curso.

Questionário
Os participantes do Enade 2010 deverão também responder ao Questionário do Estudante até o dia 21, pela internet, na página eletrônica do Inep (http://enade.inep.gov.br/enadeIes/). O Questionário do Estudante coleta informações sobre o perfil dos participantes do Enade. Nele, o estudante tem a oportunidade de manifestar sua opinião sobre o curso e a instituição que frequenta. O cálculo de indicadores educacionais elaborado a partir dos resultados do Enade considera informações coletadas por meio do questionário.

Leia Também