Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CAMPANHAS

Promotor defende divulgação de doadores

28 JUL 12 - 12h:00Roberta Cáceres

O Promotor de Justiça no Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Alexandre Raslan, responsável pela fiscalização das contas de campanha das eleições deste ano, defende a divulgação dos doadores de campanhas dos candidatos à eleição antes do fim do pleito eleitoral. Para ele, quanto maior o nível de transparência, maior a garantia de um pleito legítimo.

Atualmente, conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros não têm necessidade de mencionar os doadores de campanha nas prestações de contas parciais, somente na prestação de conta final.

O questionamento ocorreu após grupo de juízes eleitorais do Maranhão e de Mato Grosso impor aos candidatos a divulgação, antes mesmo das eleições, de quem são os doadores de suas campanhas. Entretanto, especialistas em direito eleitoral advertem quanto o ato normativo utilizado pelos juízes, alegando estar indo contra o dispositivo da legislação do TSE, em que as prestações de contas parciais dos candidatos, partidos políticos e comitês financeiros não têm necessidade de mencionar os doadores de campanha.

Leia mais no Correio do Estado

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

OPINIÃO

Daniel Ferreira Martins: "Airbnb: uso do direito de propriedade, ou violação das regras condominais?

Advogado
Teste da Triumph Tiger 1200 XCa
CORREIO VEÍCULOS

Teste da Triumph Tiger 1200 XCa

Felpuda

ECONOMIA

Bancos privados fazem ofensiva e, com cooperativas, já têm 30% do crédito rural

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião