Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sexta, 16 de novembro de 2018

Casa

Projetos usam ambientes multifuncionais para ganhar espaço

9 JUL 2012Por terra01h:00

Como os apartamentos estão cada vez menores, torna-se muito importante aproveitar ao máximo os espaços. Uma das formas de fazer isso é juntar os diversos ambientes da residência em um só cômodo. Como explica o arquiteto Thoni Litsz, a integração é conseguida pelo uso da linguagem arquitetônica.

Em um projeto, por exemplo, ele combinou sala de televisão, de estar, de jantar e cozinha, porém marcando as várias funções com alguns detalhes. “O piso é o mesmo em todo o ambiente, mas o uso do tapete em uma parte marca o espaço das salas de televisão e de estar em relação ao resto do lugar.” Outra maneira que encontrou para diferenciar as várias utilidades de um mesmo cômodo foi colocar papéis de parede e estante em uma parte e pastilhas em outra. Para conjugar os dois ambientes, usou um grande armário espelhado, que dá sensação de amplitude.

Para outro cliente, Litsz juntou, em um apartamento de 35 m2, cozinha, sala e quarto. “A proprietária era de fora da cidade, e o apartamento seria apenas para passagem e receber poucos amigos, podendo ser bem aberto”, explica. O fundamental é que fosse moderno e fácil de limpar. O toque sofisticado ficou por conta da cozinha, totalmente feita na cor preta. O piso, por sua vez, é fácil de limpar. E o arquiteto manteve marcas que diferenciavam o uso de cada ambiente. “No quarto aberto, são os móveis que indicam a sua utilidade, já a sala é marcada pelo tapete.”

Na hora de integrar diversos ambientes, Litsz faz um alerta: deve-se tomar cuidado com as cores. Ele sugere as neutras. “Os tons fortes prendem a linguagem da casa na hora de decorar.” A cozinha preta, no entanto, justifica-se, pois o ar moderno a integrou com a sala. Ele ainda contesta que essa cor 'diminua' o ambiente. “O que dá sensação de aumento ou diminuição do espaço é a iluminação”, explica. Exatamente por isso, afirma que a luz também deve ser muito bem pensada, para atender aos diversos usos do mesmo cômodo.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também