Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

Cultura

Projeto resgata identidade das cidades de MS

20 FEV 2011Por Da redação17h:36

Após seis meses de levantamento de dados, começa a etapa de produção de vários curtas metragens que tratam da origem dos nomes de cidades de Mato Grosso do Sul. A parceria é do Serviço Social da Industria (Sesi) e da Federação das Industrias (Fiems) e se chama “Em nome das Cidades”. O objetivo é resgatar a identidade dos municípios, contando sobre as origens do nome das cidades de: São Gabriel Do Oeste, Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Eldorado, Iguatemi, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

“O nosso objetivo é promover o resgate histórico e o conhecimento, trazendo à tona curiosidades importantes para que os habitantes de cada lugar possam compreender mais sobre si próprios e sobre Mato Grosso do Sul como um todo”, analisou o presidente da entidade, Sérgio Longen.

Segundo o dirigente, as informações sobre a origem de cada nome foram levantadas durante pesquisas realizadas nos últimos seis meses e a divulgação será feita com a veiculação de curtas metragens com um minuto de duração cada, com emprego de técnica de animação sofisticada, que traz referências estéticas e sonoras de cada cidade.

Os vídeos também devem ser veiculados nas emissoras de TV e nos cinemas, além de serem distribuídos para as escolas da rede Sesi de Educação e também para as das redes pública e privada de ensino, juntamente com 200 mil cartilhas.

Para o prefeito de São Gabriel, Sérgio Luiz Marcon (PSDB), a proposta é fundamental para o resgate da história das cidades. “O município que resgata a origem do seu nome está preservando a sua história. A maneira como foi colocado nos vídeos produzidos pelo projeto, utilizando produtos industrializados, é um atrativo para as crianças. A Fiems está de parabéns por contribuir para a preservação da nossa cultura”, disse.

Leia Também