Terça, 20 de Fevereiro de 2018

TRÊS LAGOAS

Projeto quer padronizar calçadas

21 FEV 2011Por Da Redação com informações Perfil News16h:20

Dizem que sul-matogrossense gosta de caminhar na rua. Não é por menos. Afinal, a situação das calçadas em várias cidades do Estado é perigosa. Essa semana em Três Lagoas, um projeto da Secretaria de Obras busca padronizar as calçadas para evitar acidentes.

O proprietário do imóvel, seja ele comercial ou residencial, é o responsável pela conservação e manutenção da calçada em frente ao seu imóvel. Dentre os problemas mais comuns estão:  buracos, raízes de árvores, mesas de bares, inclinações, degraus, pedras, vendedores ambulantes e pisos derrapantes transformam uma caminhada pela cidade em uma verdadeira maratona com obstáculos.


Em bairros próximos ao centro da cidade, existem calçadas tomadas por mato, entulhos e até mesmo lixo. A prefeitura é responsável pela manutenção das calçadas das áreas públicas, como praças e patrimônios municipais. Para evitar a falta de segurança nas calçadas, a prefeitura, por meio do Secretário de Obras, Getúlio Neves, ilustrará o modelo de calçada ideal a ser construída por proprietários de imóveis do município.


Alguns critérios, como medidas, já foram definidos e a média será de 1,50 metros de largura. O projeto deve ser concluído em dois meses. A recuperação das calçadas valoriza o imóvel, melhora a paisagem urbana, garante acessibilidade, respeitando as diferenças e as necessidades do outro, socializa os espaços e evita acidentes.
 

Leia Também