Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

MUNICÍPÍOS

Projeto incentiva adoção de práticas agrícolas

12 JAN 2011Por DA REDAÇÃO02h:00

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) desenvolve em Mato Grosso do Sul um programa inovador, com objetivo de assessorar as administrações municipais na adoção de políticas agrícolas. O Estado foi o primeiro do Brasil a implantar o programa “Secretaria Eficiente”, desenvolvido em 2010 nos municípios de Inocência, Iguatemi e Aparecida do Taboado. A iniciativa fechou o ano com resultados concretos como a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio de Inocência e a inserção da pasta de Agricultura na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Iguatemi. Pelo projeto também foi realizado o 1° Seminário de Eucalipto e Seringueira em Inocência.

Os resultados estimulam a continuidade do trabalho para 2011. “A meta é ampliar para seis os municípios atendidos até o final do ano”, afirma o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins. Para o consultor do Senar, Silvio Balduíno, a proximidade do produtor com a poder público por meio de secretarias de agricultura favorece a participação do setor rural dos municípios nas decisões políticas. “Criamos um canal de comunicação entre o homem do campo e o poder público por meio de fóruns, propondo ações de infraestrutura dentro dos municípios”, destaca.

Nos municípios onde atuou, o programa também foi considerado um estímulo ao consumo e ao desenvolvimento da produção local. O resultado foi a realização de 22 oficinas para levantamento de demandas do setor rural, com participação dos prefeitos e todos os secretários; 20 cursos de capacitação e promoção social e 11 palestras, além de reuniões técnicas e a elaboração de um plano estratégico voltado para a gestão interna.

De acordo com Balduíno, a melhoria interna das secretarias de agricultura reflete diretamente no atendimento que elas oferecem ao homem do campo. “São meios para que o produtor rural fiscalize de perto e cobre ações dentro do seu município”, enfatizou o consultor.

O programa “Secretaria Eficiente” é executado pelo Senar/MS em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Famasul, Sindicatos Rurais e Secretarias Municipais de Agricultura.

Leia Também