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Projeto de R$ 152 milhões levará energia ao Pantanal

Projeto de R$ 152 milhões levará energia ao Pantanal

Redação

10/03/2010 - 10h20
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A energia elétrica chegará às mais distantes e isoladas fazendas do Pantanal, 250 anos depois da ocupação da planície pelo homem e o boi. A Eletrobrás decidiu financiar o Programa Luz para Todos na porção do bioma em Mato Grosso do Sul, compreendendo as sub-regiões do Taquari, Paiaguás, Nhecolândia e Nabileque, grande parte em Corumbá. O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) participou de reunião com a Eletrobrás, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Secretaria Nacional de Energia e Enersul, em Brasília, e o projeto para o Pantanal foi aprovado. O governo federal, no entanto, pretendia incluir a região apenas com o sistema de energia solar, que já atende os ribeirinhos da Amazônia. A resistência do governo de estender a eletrificação rural na planície foi motivada pelo valor altíssimo do projeto, orçado em R$ 152 milhões. Enquanto a média do custo Brasil para instalar energia em um domicílio é de R$ 6,6 mi, no Pantanal será de R$ 92 mil. A Eletrobrás bate o martelo no dia 17, quando anuncia as fontes do financiamento à Aneel. Serão construídas duas subestações – no Buraco da Piranha, a 120 quilômetros de Corumbá, e no Taquari, distante 150 km de Coxim -, para alimentar os linhões com capacidade de 138 KV. Serão implantados 4.768 km de rede de distribuição, atendendo a 1.668 propriedades, entre pequenas, médias e grandes, segundo levantamento feito pela Enersul em 2006. Tarifa mais cara Delcídio do Amaral explicou aos fazendeiros que o governo federal deverá subsidiar parte dos investimentos, o que não acontecendo gerará impacto tarifário de 4,2% na conta da luz. As obras devem começar entre agosto e setembro, com conclusão prevista para dezembro de 2011. Os ribeirinhos distantes da rede vão receber energia solar. “As dificuldades não se restringem em convencer o governo da necessidade de atender o Pantanal com energia convencional”, explicou o senador. “Existem razões de caráter elétrico, além do acesso”, acrescentou. O diretor de operações da Enersul, Edmir José Bosso, participou da reunião e explicou que a rede terá fundação especial para garantir energia sem interrupções. Mudança radical Para o Sindicato Rural de Corumbá o cadastramento das fazendas apresentado pela Enersul está defasado. O número de imóveis a ser beneficiado pelo programa deve chegar a dois mil. Na região do planalto, 29.700 imóveis foram beneficiados pelo Luz para Todos, com investimentos de R$ 247 milhões. Foram implantados 14 mil km de rede de distribuição. “A energia no Pantanal significará uma mudança fantástica, será uma revolução social, ambiental e econômica”, disse Urbano Gomes Pinto de Abreu, descendente de pantaneiros tradicionais e pesquisador da Embrapa Pantanal. Os fazendeiros disseram ao senador que hoje alguns produtores levam gelo às propriedades de avião para conservar as vacinas para o gado.

Meta 2025

Haddad confirma meta fiscal de déficit zero para 2025 e salário mínimo de R$ 1.502

Há um ano, a equipe econômica havia estabelecido que buscaria fazer um superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025

15/04/2024 16h00

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad e presidente Luiz Inácio Lula da Silva Arquivo

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O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou no período da tarde desta segunda-feira, 15, que o governo definiu a meta fiscal do próximo ano como déficit primário zero, assim como o alvo deste ano, conforme mostrou mais cedo o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Há um ano, a equipe econômica havia estabelecido que buscaria fazer um superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025.

A confirmação foi dada em entrevista à GloboNews. Haddad pediu desculpas por antecipar os números antes da divulgação pelo Ministério do Planejamento do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) ainda no período da tarde desta segunda-feira, mas argumentou que os números já haviam sido "vazados" à imprensa.

Haddad confirmou também que a projeção para o salário mínimo no próximo ano é de R$ 1.502.

Haddad foi questionado se, com a decisão de revisar a meta de 2025, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teria desistido de fazer superávits neste mandato. O ministro rebateu, contudo, que ainda haverá 2026 para buscar esse alvo.

DATA COMEMORATIVA

Dia das Mães tem mais adeptos, mas gasto menor previsto para 2024

Pouco criativo, grande parte do sul-mato-grossense deve presentear pela "escolha da mãe", com foco em roupas e perfumaria

15/04/2024 12h37

Há uma preferência de 77% do público considerando o desconto à vista como principal atrativo na hora da compra Marcelo Victor/ Correio do Estado

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Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e o Sebrae MS mostram que para o próximo 12 de maio, - quando é celebrado o Dia das Mães - o campo-grandense pretende gastar menos com as matriarcas neste ano, enquanto o número de adeptos às celebrações registra alta. 

Ou seja, ainda que os percentuais de quem deve comemorar e aqueles que vão às compras para o Dia das Mães tenham crescido neste ano (4,17 e 6,51%, respectivamente), a movimentação total tem previsão de queda estimada em 7%. 

Dos R$ 478,82 milhões previstos a serem movimentados no total, as comemorações representam maior parte desse volume (R$ 254,93 mi), enquanto os gastos com presentes devem movimentar quase 224 milhões de reais em 2024. 

Além da Capital, essa pesquisa da Fecomércio teve coleta nos municípios de Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá-Ladário e Três Lagoas, realizada na primeira semana de abril com 1994 pessoas, revelando algumas características do perfil de gastos do sul-mato-grossense para com as matriarcas. 

Economista do Instituto, Regina Dedé de Oliveira esclarece que, entre os motivos dessa retração, aparece principalmente a previsão dos gastos médios com presentes e comemorações menores, considerando o valor real.

Gastando em média R$ 211,79 com presentes e R$ 219,22 nas celebrações, há uma preferência de 77% considerando o desconto à vista como principal atrativo na hora da compra, que sinaliza uma tendência para o setor do comércio. 

“O comerciante precisa ficar atento à tendência de pagamento à vista, mediante descontos e também levar em conta em suas estratégias que o bom atendimento, condições de parcelamento e variedade são itens importantes para a decisão de compra”, explica Regina Dedé. 

Criatividade em falta? 

Apesar do aumento entre quem já demonstrou que deve valorizar sua matriarca nesse 12 de maio, alguns pontos indicam quase um "cumprimento de protocolo" por parte dos consumidores, com a maioria se resumindo a presentear pela "escolha da mãe" (39,97%), em uma loja física (87,26%) do centro (65,10%), tendo "roupas" como o principal alvo de compras (29%). 

Fechando o "Top 5" produtos na mira de compra para o Dia das Mães, aparecem os seguintes itens: 

  • Perfumes e cosméticos - 26%
  • Calçados - 18%
  • Bolsas e acessórios - 12%
  • Flores - 10% 

Com o comércio dos bairros figurando como o segundo mais visado por quem pretende comprar para o Dia das Mães (15,72%), sendo que a aquisição virtual de produtos inclusive de lojas físicas (6,76%) aparece logo após a presencial, a preferência por compras online aparece até mesmo na frente das escolhas pelos shoppings. 

Reprodução/IPF-Fecomércio

Parte dessa "falta de criatividade" ainda fica sinalizada no indicador de que pouco mais de um porcento dos entrevistados demonstrou apreço para além do dinheiro gasto e indicou que pretende fazer o presenta a ser dado nesse dia das Mães. 

Considerada como uma das principais datas que impulsionam o comércio, até mesmo o movimento dos supermercados deve sentir a vontade do sul-mato-grossense em celebrar as mães, já que 80,85% das comemorações são descritas como "um dia reunido em família, comprando ingredientes para uma refeição". 

Analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel comenta a chance dos comerciantes em "prospectar novos clientes", justamente pelo apelo emocional que vem junto do Dia das Mães.

"É uma oportunidade das pessoas expressarem o seu o reconhecimento pelas suas mães... e isso foi refletido nos resultados da pesquisa de intenção de consumo. Então, essa data acaba sendo uma grande oportunidade para o empresário fortalecer os seus laços com seus clientes e adquirir novos clientes também", complementa o profissional em nota. 

Enquanto quase onze porcento não possui o hábito e 7,65% está sem dinheiro, há quem destaca que "acha uma data inventada pelo comércio" (5,91%), mas a maioria esmagadora entre quem não deve presentar nessa data (71,13%) já passou pelo falecimento da própria mãe. 

 

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