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Projeto Carnaval da Apex-Brasil dobra expectativa de negócios

Projeto Carnaval da Apex-Brasil dobra expectativa de negócios

Agência Brasil

11/03/2014 - 14h31
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O resultado obtido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no carnaval deste ano superou a expectativa inicial de geração de US$ 341 milhões em negócios nos próximos 12 meses. “Na realidade, quase dobrou”, disse hoje (11), em entrevista à Agência Brasil, o coordenador do Projeto Carnaval, Diogo Akitaya.

O projeto visa a estreitar relações entre empresas brasileiras e potenciais importadores e distribuidores estrangeiros, com o objetivo de ampliar as exportações nacionais e gerar divisas para o país. O evento reuniu em duas etapas 296 convidados estrangeiros, entre compradores e formadores de opinião de 50 países, além de 200 representantes brasileiros, sendo 169 de empresas e 31 de entidades setoriais.

Todos cumpriram uma ampla agenda de encontros, encerrada no Sambódromo do Rio, nos dias 2 e 3 deste mês, com os desfiles das escolas de samba do grupo especial e, no sábado, o desfile das campeãs (8).

Os negócios gerados para os próximos 12 meses alcançaram US$ 628,41 milhões. “Isso é muito importante para a gente, nesse tipo de formação, porque mostra que lá mesmo no evento [carnaval], o contato foi bem maior entre os empresários brasileiros e os potenciais compradores e importadores, o que acarretou também a melhor expectativa dos negócios por parte dos empresários brasileiros”. Os números foram bastante comemorados pela agência porque, reiterou Akitaya, “refletem o trabalho da Apex e das empresas, e isso vai gerar exportações e divisas para o país”.

Segundo o coordenador, os produtos brasileiros de maior valor agregado tiveram destaque nas negociações com os importadores estrangeiros. Ele apontou, em especial, o setor de máquinas e equipamentos odontológicos e hospitalares. “Teve excelentes resultados e confirmações de parcerias entre os convidados com as empresas brasileiras”. Citou, entre elas a Fame, que produz incubadoras para bebês, e a Gnatus, que trabalha com setor odontológico.

Outro setor que atraiu a atenção dos estrangeiros, além dos tradicionais segmentos de alimentos e bebidas, móveis e moda, foi o de audiovisual, propaganda e televisão. Segundo Diogo Akitaya, os visitantes estrangeiros demonstraram interesse em locações no país para fazer filmagens e comerciais. O coordenador avaliou que isso significa mais do que divisas para o Brasil, “porque é a contratação de serviços brasileiros e a imagem do Brasil que vai para o exterior de uma forma produtiva”.

O Projeto Carnaval é promovido pela Apex-Brasil desde 2009, e acumula um total de 1,5 mil convidados, gerando negócios para mais de 35 setores econômicos do país. Ele integra o Programa de Marketing e Relacionamento da agência, que trabalha com vários eventos esportivos e culturais dentro do Brasil e em outros países.

Um dos eventos, cuja estrutura está sendo fechada pela Apex-Brasil, se relaciona à Copa do Mundo, que ocorrerá em 12 cidades-sede brasileiras no período de 12 de junho a 13 de julho próximo. “A Apex-Brasil tem uma expectativa enorme sobre o projeto, porque é um evento único”, comentou Akitaya. Ele espera ter uma definição sobre o número de países e participantes estrangeiros que virão para o Projeto Copa no mês de abril. “Com certeza, nós vamos ter resultados muito bons”, acrescentou.

Até o momento, 170 empresas brasileiras se inscreveram para buscar estreitar relações com compradores do exterior e fazer negócios durante o evento. A estratégia da Apex-Brasil consiste em recepcionar os convidados das empresas brasileiras em ambientes de hospitalidade que serão construídos ao lado dos estádios de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza, que receberão, em média, dois a três jogos por sede. “Tudo está bem encaminhado”, disse Diogo Akitaya.

DATA COMEMORATIVA

Dia das Mães tem mais adeptos, mas gasto menor previsto para 2024

Pouco criativo, grande parte do sul-mato-grossense deve presentear pela "escolha da mãe", com foco em roupas e perfumaria

15/04/2024 12h37

Há uma preferência de 77% do público considerando o desconto à vista como principal atrativo na hora da compra Marcelo Victor/ Correio do Estado

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Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e o Sebrae MS mostram que para o próximo 12 de maio, - quando é celebrado o Dia das Mães - o campo-grandense pretende gastar menos com as matriarcas neste ano, enquanto o número de adeptos às celebrações registra alta. 

Ou seja, ainda que os percentuais de quem deve comemorar e aqueles que vão às compras para o Dia das Mães tenham crescido neste ano (4,17 e 6,51%, respectivamente), a movimentação total tem previsão de queda estimada em 7%. 

Dos R$ 478,82 milhões previstos a serem movimentados no total, as comemorações representam maior parte desse volume (R$ 254,93 mi), enquanto os gastos com presentes devem movimentar quase 224 milhões de reais em 2024. 

Além da Capital, essa pesquisa da Fecomércio teve coleta nos municípios de Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá-Ladário e Três Lagoas, realizada na primeira semana de abril com 1994 pessoas, revelando algumas características do perfil de gastos do sul-mato-grossense para com as matriarcas. 

Economista do Instituto, Regina Dedé de Oliveira esclarece que, entre os motivos dessa retração, aparece principalmente a previsão dos gastos médios com presentes e comemorações menores, considerando o valor real.

Gastando em média R$ 211,79 com presentes e R$ 219,22 nas celebrações, há uma preferência de 77% considerando o desconto à vista como principal atrativo na hora da compra, que sinaliza uma tendência para o setor do comércio. 

“O comerciante precisa ficar atento à tendência de pagamento à vista, mediante descontos e também levar em conta em suas estratégias que o bom atendimento, condições de parcelamento e variedade são itens importantes para a decisão de compra”, explica Regina Dedé. 

Criatividade em falta? 

Apesar do aumento entre quem já demonstrou que deve valorizar sua matriarca nesse 12 de maio, alguns pontos indicam quase um "cumprimento de protocolo" por parte dos consumidores, com a maioria se resumindo a presentear pela "escolha da mãe" (39,97%), em uma loja física (87,26%) do centro (65,10%), tendo "roupas" como o principal alvo de compras (29%). 

Fechando o "Top 5" produtos na mira de compra para o Dia das Mães, aparecem os seguintes itens: 

  • Perfumes e cosméticos - 26%
  • Calçados - 18%
  • Bolsas e acessórios - 12%
  • Flores - 10% 

Com o comércio dos bairros figurando como o segundo mais visado por quem pretende comprar para o Dia das Mães (15,72%), sendo que a aquisição virtual de produtos inclusive de lojas físicas (6,76%) aparece logo após a presencial, a preferência por compras online aparece até mesmo na frente das escolhas pelos shoppings. 

Reprodução/IPF-Fecomércio

Parte dessa "falta de criatividade" ainda fica sinalizada no indicador de que pouco mais de um porcento dos entrevistados demonstrou apreço para além do dinheiro gasto e indicou que pretende fazer o presenta a ser dado nesse dia das Mães. 

Considerada como uma das principais datas que impulsionam o comércio, até mesmo o movimento dos supermercados deve sentir a vontade do sul-mato-grossense em celebrar as mães, já que 80,85% das comemorações são descritas como "um dia reunido em família, comprando ingredientes para uma refeição". 

Analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel comenta a chance dos comerciantes em "prospectar novos clientes", justamente pelo apelo emocional que vem junto do Dia das Mães.

"É uma oportunidade das pessoas expressarem o seu o reconhecimento pelas suas mães... e isso foi refletido nos resultados da pesquisa de intenção de consumo. Então, essa data acaba sendo uma grande oportunidade para o empresário fortalecer os seus laços com seus clientes e adquirir novos clientes também", complementa o profissional em nota. 

Enquanto quase onze porcento não possui o hábito e 7,65% está sem dinheiro, há quem destaca que "acha uma data inventada pelo comércio" (5,91%), mas a maioria esmagadora entre quem não deve presentar nessa data (71,13%) já passou pelo falecimento da própria mãe. 

 

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TRÊS LAGOAS

Petrobras anuncia retomada das obras da UFN3 para o fim do ano

Na última sexta-feira, Eduardo Riedel pediu ajuda ao presidente Lula para a conclusão da obra

15/04/2024 12h00

A UFN3, em Três Lagoas, está com as obras paralisadas Reprodução

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As etapas para conclusão da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3), em Três Lagoas, devem ser retomadas no fim deste ano, segundo a Petrobras. A estatal anunciou que o processo licitatório para o reinício das obras deve ser aberto em dezembro de 2024.

A expectativa é que a unidade comece a operar até o fim de 2023.

Na última sexta-feira (12), o governador Eduardo Riedel (PSDB) pediu ao presidente Lula que "olhasse com carinho" para a fábrica, que está com as obras paradas desde 2014. O pedido foi feito durante visita do presidente a Campo Grande.

Nesta segunda-feira (15), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse, em entrevista a CNN, que as obras serão retomadas. 

Na entrevista, ele rebateu um dossiê feito na semana passada, contra a permanência dele no comando da estatal e que apontava que Prates resistia em concluir a UFN3, que precisa de investimento de R$ 5 bilhões.

Durante a conversa, Jean Paul afirmou que sempre defendeu a importância da inclusão do projeto da fábrica no Planejamento Estratégico da Petrobras, o que foi feito em novembro do ano passado, após demonstração técnica de viabilidade financeira e decisão da estatal de voltar ao setor de fertilizantes.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, reafirmou que o dossiê sobre a não retomada da UFN3 não correspondia a realidade

"Estamos acompanhando o assunto junto com a ministra Simone Tebet e temos inclusive a previsão que a licitação ocorra no final de ano”, disse.

Quando concluída, a UFN3 deve reduzir em 15% a dependência brasileira dos nitrogenados, contribuindo para a autonomia nacional no setor de fertilizantes.

A obra da UNF3 foi paralisada no fim de 2014, com 81% da construção realizada.

A fábrica de fertilizantes foi projetada para consumir diariamente 2,3 milhões de metros cúbicos de gás natural, fazendo a separação e os transformando em 3.600 toneladas de ureia e outras 2.200 toneladas de amônia por dia.

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