DOURADOS

Proibição de candidatos em reservas indígenas é ilegal

Proibição de candidatos em reservas indígenas é ilegal
06/08/2012 10:49 - Gabriel Maymone


O Ministério Publico Federal (MPF) informou, por meio de nota oficial, que considera ilegal a proibição da circulação de candidatos nas aldeias indígenas Jaguapiru e Bororó, em Dourados (MS).

O órgão informa ainda que não há autorização judicial para esta medida, que foi tomada por lideranças indígenas das reservas, que somam mais de 12 mil índios, sendo considerada a maior do país. O MPF diz que é direito da comunidade, em regime democrático, conhecer os projetos dos candidatos.

Como o direito de ir e vir é garantido pela Constituição Federal, a virtual obstrução a este direito configura crime, pelo qual os responsáveis poderão ser denunciados, caso ela se concretize.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".