Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Proibição da publicidade infantil é discutida na Câmara dos Deputados

3 JUL 12 - 19h:00AGÊNCIA BRASIL

A publicidade direcionada às crianças foi debatida hoje (3) em audiência pública na Câmara dos Deputados. Tramitando há onze anos, o Projeto de Lei 5921/01, de autoria do deputado federal licenciado Luiz Carlos Hauly, prevê a proibição de publicidade infantil e a participação de crianças em qualquer tipo de publicidade ou comunicação mercadológica. A audiência foi marcada pela primeira participação de pais e mães na discussão do assunto. De acordo com a publicitária Taís Vinha, representante do coletivo Infância Livre de Consumismo, a publicidade agrava problemas como obesidade infantil, doenças metabólicas, sexualidade precoce, sedentarismo infantil entre outros problemas relativos às crianças.

“Somos a geração dos superassediados. Da hora que acordam até o momento de dormir, as crianças são bombardeadas pela publicidade do consumo. E cada vez mais as crianças viram alvo de campanhas adultas, pois a publicidade sabe da influência da criança nas decisões de uma casa”, disse Taís Vinha.

Para a psicóloga Roseli Goffman, representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP), até os 12 anos, a criança não tem discernimento para compreender a publicidade. “Somos radicais. Não há necessidade de publicidade para criança, ela deve ser voltada a quem tem poder de compra. Ainda mais no momento atual, em que tanto se discute sustentabilidade e o consumo exagerado. É preciso que se produza o consenso com urgência, antes que tudo esteja na convergência, na internet, na televisão por assinatura”, destacou a psicóloga.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Mega-Sena acumula e próximo sorteio terá prêmio de R$ 90 milhões
HORA DA FEZINHA

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pagará R$ 90 milhões

Jovem atira duas vezes contra irmão após briga por conserto de carro
PARAÍSO DO LAGEADO

Jovem atira contra irmão em briga por conserto de carro

Rapaz de 25 anos morre afogado em piscina durante festa
CORUMBÁ

Rapaz morre afogado em piscina durante festa

“Órfãos da Terra” é um exemplo de novela a ser seguido
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Órfãos da Terra é exemplo de novela a ser seguido

Mais Lidas