Terça, 20 de Fevereiro de 2018

Lançamento

Professor lança livro de poemas no espaço da Unimed

22 DEZ 2010Por OSCAR ROCHA00h:13

O professor aposentado de Português e Literatura Manoel de Almeida há alguns anos resolveu transformar sua rotina pessoal, marcada por problema de saúde, em literatura. O resultado desse processo poderá ser conhecido no livro “Poemas, amores e dilemas’, que será lançado hoje, às 19h30min, no Auditório da Unimed – Rua Goiás, 695, esquina com a Rua da Paz. Mesmo com a obra trazendo exercícios estilísticos em alguns momentos, quando a forma sobrepõe ao conteúdo, a maioria absoluta da empreitada é constituída de versos que “refletem a realidade,  feitas com a alma, traduzindo a emoção”, segundo o escritor. “Retrato minha vivência”.
Desde 1998, Manoel  sofre de problema renal crônico, tendo que se submeter à hemodiálise. “Cheguei a fazer transplante de rim e, durante 7 anos, não tive problema, mas depois houve rejeição e voltei de novo à hemodiálise”, conta.

A rotina marcada por idas e vindas aos hospitais e as limitações impostas pela saúde frágil se transformaram em assuntos dos poemas, nos quais perpassa tons pessimistas. “Sou muito influenciado por autores que têm uma abordagem pessimista da realidade, como o brasileiro Augusto dos Anjos e o português Mário de Sá Carneiro”, aponta o autor. Ele diz que seus poemas são informais, explorando as possibilidades dos versos livres. Mesmo com a liberdade da expressão, ele aponta que seus textos apresentam cadência e ritmo.
“Eu sempre escrevi, mas depois que me aposentei  dediquei mais tempo à literatura. Agora, quero lançar mais livros”, planeja.

Além da poesia, também dedica-se à crônica, fábula e conto. “Nestes fujo da temática que apresento nos poemas, abordo mais assuntos”, destaca . A intenção é lançar nova obra no próximo ano. Manoel nasceu em Camapuã e graduou-se em Letras pela Uniderp com especialização em Língua Portuguesa.  Foi policial, taxista e professor. É aposentado da rede estadual de ensino.

A edição do livro “Poemas, amores e dilemas” conta com o apoio cultural da União Brasileira de Escritores – UBE-MS, e da Clínica de Terapia Renal SIN. O livro será vendido no local ao preço de R$ 20.

Leia Também