Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

MATO GROSSO DO SUL

Produtores terão R$ 5,5 mi para setor do leite

27 JAN 14 - 00h:00DA REDAÇÃO

Até o fim deste ano, 500 pequenos produtores rurais de Mato Grosso do Sul devem até triplicar a produção mensal de leite com a implantação de sistema de irrigação nos pastos. O projeto é uma parceria do Estado com o Ministério da Integração Nacional, com investimento de R$ 5,5 milhões. O resultado do processo licitatório foi publicado esse mês no Diário Oficial estadual e a previsão é de que comece a ser implantado nas propriedades dentro das próximas semanas. A reportagem está na edição de hoje (27) do jornal Correio do Estado.

A expectativa é de que a produção média de cada animal aumente de 4 para 12 litros por dia, de acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), José Antônio Roldão. Ao ampliar a participação desses pequenos produtores, o objetivo é aumentar a produção de leite do Estado e suprir a demanda das indústrias e consumidores – principalmente no período de seca – que hoje dependem da importação do produto.

“Temos um complexo industrial situado em Terenos que demanda cerca de 600 mil litros por dia, por exemplo. Hoje nós não temos capacidade para suprir o mercado e esse projeto vai vir para atender essa demanda”, frisa o diretor-presidente. A produção de leite no Estado em 2013 foi em torno de 192 milhões de litros, uma redução de 8% em relação a 2012, segundo relatório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

O projeto prevê a distribuição de 500 kits de irrigação para os produtores de leite espalhados em todo o Estado. Cada equipamento terá capacidade de irrigar área de 1 hectare. A empresa contratada será responsável por implantar o sistema nas propriedades e a Agraer vai prestar assistência técnica. A reportagem é de Paula Vitorino.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

TWITTER

Haddad fala em impeachment de Witzel e o acusa de ser 'assassino'

Ex-prefeito afirmou que "coisas absurdas estão acontecendo"
GOVERNO

Major Olímpio diz que há estratégia no Congresso para desgastar presidente

Senador pediu ao "povo brasileiro" que exercesse pressão sobre o Congresso
Com gols de Gabriel e Arrascaeta, Flamengo vence o Cruzeiro por 2 a 1 no Mineirão
CAMPEONATO BRASILEIRO

Com gols de Gabriel e Arrascaeta, Flamengo vence o Cruzeiro por 2 a 1 no Mineirão

ECONOMIA

Cúpula do Clima da ONU começa com mensagem de jovens ativistas

Jovens ativistas que têm impulsionado a luta contra o aquecimento global

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião