Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

mês ideal

Produtor já semeou 70% da lavoura de soja

2 NOV 2010Por Cícero Faria, Dourados 01h:37

Outubro foi um mês ideal para o início do plantio da safra de soja na região de Dourados. As chuvas regulares ao longo deste período estão garantindo que a semeadura ocorra com a umidade desejada pelos agricultores e necessária pelas sementes, mesmo com os prognósticos de atuação do fenômeno La Nina, que causará precipitações abaixo do média.

Cerca de 60% a 70% da área com a cultura estão semeadas nos principais municípios agrícolas da região, indicando uma safra dentro da normalidade climática até o momento, afirmou o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), Bruno Andrade Tomasini.

Os registros da estação agroclimotológica da Embrapa Agropecuária Oeste indicam que o mês passado fechou com 85 milímetros de chuvas. Elas foram bem distribuídas, variando para mais ou para menos, dependendo da localização da propriedade.

Foram três boas chuvas, em termos agrícolas: no dia seis, 16,4 mm; no dia 22, mais 17,6 mm; e no dia 30, a melhor chuva com 35,8 milímetros. Mas ao longo de outubro ocorreram garoas que ajudaram a molhar o solo criando as condições indicadas para o plantio.

Segundo Tomasini, já existem produtores de soja com 100% da área prevista já plantados, aproveitando o clima chuvoso, embora a época recomendada pelo zoneamento agroclimático para a semeadura tenha começado no dia 20. Mas aqueles que não contrataram o seguro agrícola puderam antecipar os trabalhos, aproveitando a umidade na terra.

"Muitos produtores estão até retardando os trabalhos, para que a área não seja plantada toda ao mesmo tempo. Esse é um risco de perdas altas, caso ocorra uma seca em épocas críticas como em dezembro e janeiro", comentou o dirigente da Aeagran.

"Não se deve colocar todos os ovos no mesmo cesto" comparou o agrônomo, ao lembrar de que o correto é fazer o plantio escalonado para que, em caso de uma quebra por falta de chuva, as lavouras estarão em diferentes estágios de desenvolvimento. Ele destacou que até 20 de novembro é considerado como o melhor período para a semeadura, levando-se em conta o clima.

Última
Nos 15 municípios agrícolas que compõem a micro-região de Dourados dentro da classificação do IBGE, foi plantado mais um milhão de hectares de soja na safra 2009/2010, enquanto no Estado a cultura ocupou 1,714 milhão de hectares. Com isso, a região de Dourados respondeu por aproximadamente 3,3 milhões de toneladas.

Somente Dourados colheu na última safra – alavancada por fortes chuvas, 436.800 toneladas de soja, conforme o IBGE. A produtividade média foi de 52 sacas por hectares, equivalente a 3.120 quilos nos 140 mil hectares. Em safras consideradas normais, o rendimento variou de 48 a 50 sacas/ha.

Leia Também