Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

COXIM

Produção florestal será discutida em seminário

19 FEV 2011Por DA REDAÇÃO00h:01

As florestas plantadas têm crescido em um ritmo acelerado em Mato Grosso do Sul. Aos poucos, o segmento que está atraindo grandes investidores, vai se tornando um dos principais carros-chefes da economia do Estado.

Diante da demanda, o município de Coxim vai receber o “3ª Seminário Plantar Floresta é um Bom Negócio – Eucalipto e Seringueira”, uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa), que vai reunir especialistas na área da silvicultura. Entre empresários, investidores, consultores, técnicos e produtores rurais, a expectativa é atrair um público de cerca de 250 pessoas ligadas ao setor.

Devido ao crescimento da plantação de eucaliptos e seringueiras de Mato Grosso do Sul, os debates propostos pelo Seminário têm o objetivo de motivar e capacitar os produtores rurais para a diversificação da atividade agrossilvipastoril. Segundo o Secretário adjunto da Secretaria de desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Paulo Engel, “a atividade é, cada vez mais, uma opção para o fortalecimento da economia da região Norte, uma área com potencialidade agrícola que vem sofrendo com o desgaste do solo”.
O evento vai trazer informações sobre mercado, linhas de financiamento e crédito, além de conceitos técnicos para o sucesso do plantio de florestas, enfatizando o conjunto de condições que tornam o Estado um ambiente favorável e atrativo para investidores no setor.
Durante o encontro serão apresentadas informações essenciais para quem quer iniciar o plantio de florestas de eucalipto ou seringueira, além de dados relevantes que demonstrem as principais vantagens econômicas de se investir no segmento.
Ao todo serão dez palestras com os principais nomes do setor. Prova disso, é que essa edição vai contar com a palestra internacional, do argentino Martin Sanchez Acosta, um dos maiores especialistas em processamento de madeira sólida da América Latina. Ele vai falar, principalmente, sobre a experiência do desenvolvimento regional na Argentina baseado no uso do eucalipto.
 

Durante o evento também serão abordados alguns temas de interesse dos produtores como, o passo-a-passo para se plantar eucalipto, a forma de obter recursos para plantios florestais (FCO e Linhas de Crédito), Legislação Ambiental e Florestal de MS e o potencial florestal de Mato Grosso do Sul.

O Seminário será realizado no dia 24 de fevereiro, na sede do Sindicato Rural de Coxim , localizado no Km 2 da rodovia MS217 e tem início previsto para às 8h30

O Seminário é organizado pela Painel Florestal Eventos, realizado pelo Cointa e Famasul e promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo (Seprotur), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e Reflore/MS. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Coxim, Sindicatos Rurais (São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Rio Negro, Sonora, Camapuã, Figueirão, Pedro Gomes e Alcinópolis), Embrapa Florestas e do Deputado estadual Jr. Mochi.

As inscrições gratuitas já podem ser efetuadas através do endereço eletrônico: www.seminarioflorestal.com.br, onde também podem ser obtidas mais informações.


 

Leia Também