Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

Procon alerta: serviço de desbloqueio de celular é de graça

22 MAR 2009Por 11h:07
     

Da Redação

 

Há mais de um ano em vigência, a lei que garante o desbloqueio gratuito dos aparelhos de celular ainda causa dúvidas entre os consumidores. A regra que entrou em vigor no mês de janeiro de 2008 é bastante clara: é vedada a cobrança de qualquer valor quando do desbloqueio de Estação Móvel. O texto está no regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no segundo parágrafo do artigo 81. 

 

O superintendente do Procon no Estado, Lamartine Ribeiro, alerta para que o consumidor faça valer o seu direito exigindo o desbloqueio gratuito. Ele reforça que também é necessário estar atento às cláusulas do contrato de adesão com a operadora. ?A operadora é obrigada a oferecer o celular desbloqueado, porém ainda pode vender o aparelho bloqueado, desde que o consumidor saiba desta condição e que ela esteja no contrato?, esclarece o superintendente.

 

Lamartine explica que, como as empresas não podem mais cobrar pelo desbloqueio, lançam mão do seguinte recurso: aparelhos com valor elevado de mercado são oferecidos por preços bastante menores, a condição é um contrato de fidelidade com a operadora. ?Nestes casos a operadora cobra um valor para que o consumidor tenha o seu aparelho desbloqueado, mas essa taxa não é referente ao desbloqueio e sim da quebra da fidelização?, exemplifica. O superintendente ainda complementa: ?Por isso é extremamente importante que o consumidor conheça o seu contrato, leia atentamente, leve o tempo que for preciso para sanar todas as dúvidas a respeito das condições de compra?.

 

Com informações da assessoria de imprensa

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