Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

PESQUISA

Problemas financeiros são grandes causadores de estresse

19 NOV 2010Por Infomoney16h:30

A maioria dos brasileiros se considera pelo menos um pouco estressada. De acordo com o Philips Index*, entre as causas que levam ao aumento do nível de estresse, as questões financeiras aparecem nas primeiras posições.

E, segundo o estudo, o problema não é localizado. “Como uma verdadeira ilustração de como a economia mundial está interconectada, os problemas financeiros aparecem como fatores comuns de estresse na vida das pessoas ao redor do globo”, revela a pesquisa.

Key stressors
Entre as principais preocupações financeiras que levam ao estresse, a primeira colocada da lista é “ter dinheiro suficiente para pagar as contas”, seguida de “ter dinheiro suficiente para poupar para o futuro”.

A tabela abaixo mostra as questões financeiras que mais levam ao estresse, em nível global.

Preocupações financeiras que levam ao estresse
1 Ter dinheiro suficiente para pagar as contas
2 Ter dinheiro suficiente para poupar para o futuro
3 A economia
4 Custos relativos à saúde
5 Emprego
6 Perda do emprego
Fonte: Philips Index

Desenvolvidos x emergentes
Segundo a pesquisa, “ter dinheiro suficiente para pagar as contas” é fator determinante para o estresse em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Espanha e Reino Unido. Por outro lado, a perda do emprego é mais forte como fator de estresse em economias emergentes, como Brasil, Cingapura e Filipinas.

* O Philips Index é um projeto de pesquisa global conduzido pelo Philips Center para Saúde e Bem-Estar. Seu objetivo é identificar o que os cidadãos consideram mais importante em relação a sua saúde e bem-estar, o que permitirá à Philips desenvolver soluções simples e inovadoras para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.


Imprimir
 

Leia Também