Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

Japão

Problema em usina nuclear preocupa governo

11 MAR 2011Por valor online15h:34

Depois do forte terremoto que atingiu o norte Japão mais cedo, as preocupações do governo japonês neste momento estão voltadas para o risco de vazamento de radiação nuclear.

A agência de notícias Kyodo News informou há pouco que o nível de radiação no prédio do reator número 1 da usina de Fukushima está elevado. O sistema de resfriamento do reator foi danificado pelo terremoto.

O porta-voz do governo, Yukio Edano, confirmou em entrevista coletiva que “nós temos uma situação em que um dos reatores (da usina de Fukushima) não pode ser resfriado”.

Pelo menos 3 mil pessoas que moram próximas à usina foram evacuadas. A usina é operada pela Tokyo Electric Power. A cidade de Fukushima foi uma das mais atingidas pelo tremor, com pelo menos 1,8 mil casas destruídas.

O governo do Japão emitiu mais cedo um alerta de estado de emergência nuclear, determinando a evacuação das áreas próximas a todas as usinas atômicas. O país possui cerca de 50 usinas.

Ainda segundo a Kyodo, o número de mortos no país já supera um mil pessoas. Oficialmente, o governo fala em cerca de 300 mortos até o momento.

(Téo Takar | Valor, com agências internacionais)
 

Leia Também