Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

JAPÃO

Problema em usina nuclear preocupa governo

Problema em usina nuclear preocupa governo
11/03/2011 15:34 - valor online


Depois do forte terremoto que atingiu o norte Japão mais cedo, as preocupações do governo japonês neste momento estão voltadas para o risco de vazamento de radiação nuclear.

A agência de notícias Kyodo News informou há pouco que o nível de radiação no prédio do reator número 1 da usina de Fukushima está elevado. O sistema de resfriamento do reator foi danificado pelo terremoto.

O porta-voz do governo, Yukio Edano, confirmou em entrevista coletiva que “nós temos uma situação em que um dos reatores (da usina de Fukushima) não pode ser resfriado”.

Pelo menos 3 mil pessoas que moram próximas à usina foram evacuadas. A usina é operada pela Tokyo Electric Power. A cidade de Fukushima foi uma das mais atingidas pelo tremor, com pelo menos 1,8 mil casas destruídas.

O governo do Japão emitiu mais cedo um alerta de estado de emergência nuclear, determinando a evacuação das áreas próximas a todas as usinas atômicas. O país possui cerca de 50 usinas.

Ainda segundo a Kyodo, o número de mortos no país já supera um mil pessoas. Oficialmente, o governo fala em cerca de 300 mortos até o momento.

(Téo Takar | Valor, com agências internacionais)
 

Felpuda


As várias e várias mensagens que vêm sendo trocadas em grupos fechados, e para poucos, são de que algumas alianças poderão acontecer, mas mediante a troca de comando em alguns órgãos importantes. Seriam entendimentos para atender siglas de matizes bem diversos que vêm tentando criar dificuldades para vender facilidades. Se as negociações forem concretizadas, tornarão os caminhos sem muitas barreiras. A conferir.