Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

Príncipe Naruhito e filha ganham viola e violino brasileiros

11 JUN 2008Por 21h:43
     Da Redação
        
        O príncipe herdeiro do trono do Japão, Naruhito, que estará no Brasil na semana que vem, vai ganhar do governador de São Paulo, José Serra, uma viola feita no tradicional Conservatório Musical de Tatuí. Para a filha, Aiko, 6, ele vai levar um violino. Os dois instrumentos foram fabricados nos últimos meses, sob encomenda.
        
         Fundado em 1954, o Conservatório de Tatuí é um centro de formação de instrumentistas e de luthiers --nome dos profissionais especializados em construir e consertar instrumentos de corda com caixa de ressonância.
        Conforme Luigi, o preço dos violinos feitos pelos alunos do conservatório chega a R$ 3.000, e os instrumentos são especiais porque são feitos manualmente, com madeiras brasileiras. Ele afirma que a produção manual é muito diferente da industrializada --o verniz é feito a mão-- e que as madeiras brasileiras são muito boas.
        Pai e filho começaram a usar as madeiras brasileiras depois de uma pesquisa que atestou a qualidade do material, em comparação ao importado da Europa --o que deu independência à fabricação de instrumentos no Brasil.
        

Leia Também