segunda, 23 de julho de 2018

Primeiro-ministro de Israel entrega o cargo

21 SET 2008Por 17h:09
     

        Da redação

        O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, apresentou neste domingo sua renúncia ao presidente israelense, Shimon Peres, na residência do chefe de Estado em Jerusalém. "O primeiro-ministro me apresentou sua renúncia. Não foi uma decisão fácil e sei que para ele foi uma noite difícil", disse Peres depois de se reunir durante meia hora com Olmert, a quem agradeceu por "seus serviços ao Estado" e sua "forma honrosa" de deixar o cargo.

        Peres acrescentou que pediu a todos os grupos parlamentares que se reúnam com ele para a formação de um novo Executivo. O chefe de Estado israelense se reunirá esta noite com representantes dos quatro principais partidos políticos (Kadima, Likud, Trabalhismo e Shas).

        É bem provável que Peres encarregue a ministra de Exteriores, Tzipi Livni, de formar um governo como líder do Kadima, a legenda majoritária na Knesset, o Parlamento do país. A chefe da diplomacia israelense, vencedora das eleições primárias do partido na última quarta-feira, terá então três dias para responder à incumbência e, após esta formalidade, seis semanas para tentar formar um Executivo de coalizão.

        Olmert se viu obrigado a apresentar sua renúncia após perder apoio de sua coalizão devido a uma investigação por supostas desmoralizações. O primeiro-ministro interino parabenizou Livni neste domingo e disse que espera que "forme um governo tão em breve quanto seja possível".

         

Leia Também