quarta, 18 de julho de 2018

versão 11 alpha

Primeira versão do Opera que aceita extensões já está no ar

22 OUT 2010Por Terra15h:00

A Opera lançou hoje a versão 11 alpha, primeira do navegador com suporte a extensões. O recurso, presente no Firefox e no Chrome, era solicitado pelos usuários do navegador norueguês há anos, mas só nesta versão está sendo incorporado ao navegador.

Também foi lançado um catálogo, atualmente com 27 extensões, além do guia para ajudar os programadores a criar os "add-ons". Antes, usuários que queriam alterar o funcionamento do navegador só poderiam recorrer ao User Javascripts, recurso muito similar à extensão Greasemonkey do Firefox.

As extensões já disponíveis trazem principalmente os recursos mais tradicionais: baixar videos do YouTube, previsão do tempo no navegador e coisas simples assim. Mas também há algumas curiosas, que permitem, por exemplo, alterar o site sem mexer no código ou copiar e colar entre o navegador e um celular Android.

Esta última depende da instalação de um programa no celular Android chamado Chrome to Phone, que, como o nome diz, foi criado para funcionar junto a uma extensão do Google Chrome - possivelmente uma demonstração da portabilidade das extensões já existentes para o Chrome, como a empresa havia prometido.

Como é praxe atualmente, o navegador também promete mais velocidade na nova versão. O Opera 11 alpha está disponível para Windows, Mac e Gnu/Linux e pode ser encontrado no atalho http://goo.gl/b08N. Por se tratar de uma versão muito experimental, o programa pode ser instável e funcionalidades podem ser incluídas ou retiradas em versões futuras.

Leia Também