Domingo, 24 de Junho de 2018

Presidente iraniano nomeia mulheres para novo governo

16 AGO 2009Por 15h:38
     

Da Redação

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, adiantou neste domingo a composição de seu futuro gabinete, no qual haverá pelo menos duas mulheres.

O governante explicou que trabalha "duro" há um mês em seu gabinete e prevê apresentar sua composição definitiva na quarta-feira ao Parlamento para que seja aprovada.

Ahmadinejad disse que o parlamentar Fatemeh Ajorlu é sua opção para dirigir o Ministério de Bem-estar e Seguridade Social, e a ex-deputada Marzieh Vahid Dastgerdi liderará o Ministério da Saúde. Ele também deixou em aberto a possibilidade de que uma terceira mulher possa fazer parte do novo executivo.

Se Ahmadinejad realmente colocar em prática a medida, será a primeira vez em que mulheres ocuparão o cargo de ministras desde a Revolução Islâmica no país, em 1979. Somente uma mulher ocupou a função no Irã, no governo do xá Farrokhroo Parsa, anterior à revolução. Ela foi executada em 1980 após o triunfo dos aiatolás.

Pela Constituição iraniana, a composição do gabinete deve ser aprovada pelo Parlamento, que pediu ao presidente que escolha pessoas com experiência para o próximo governo.

 

Com informações do terra

Leia Também