Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

DEVER CÍVICO

Presidente do TSE faz apelo para eleitor votar no segundo turno

29 OUT 2010Por DA REDAÇÃO00h:01

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, fez um apelo para que os eleitores compareçam às urnas e votem no segundo turno das eleições que ocorre nesse domingo, dia 31.

O ministro Ricardo Lewandowski disse acreditar em um bom comparecimento dos cidadãos nas urnas no domingo. Ele lembrou que os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições, no dia 3 de outubro, podem perfeitamente votar no segundo turno, no dia 31, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência.   

O apelo do presidente do TSE aos eleitores foi feito nesta quinta-feira (28) durante entrevista concedida pelo ministro num congresso sobre Direito Constitucional, em Brasília, no qual participou na condição de palestrante sobre o tema: Direitos Sociais e Ativismo Judicial.

“O comparecimento do eleitor às urnas é um dever cívico, não é uma formalidade burocrática. É um compromisso que o cidadão tem com a democracia. Eu faço um apelo para que todos compareçam às urnas e pelo voto consciente, o voto que é dado com razão e sentimento a um determinado candidato”, destacou o ministro Ricardo Lewandowski.

Nível das campanhas

Sobre o nível das críticas entre os candidatos nas campanhas eleitorais, o presidente do TSE disse que a Corte tem julgado vários casos referentes ao tema e tem assegurado direito de resposta em um número muito pequeno.

“Nós toleramos uma crítica de parte a parte dos candidatos, mesmo que essas críticas tenham sido um pouco mais ácidas. Nós entendemos que isso faz parte do processo democrático e se a legislação tiver que ser mudada essa alteração terá que ser feita pelo Congresso Nacional e jamais pelo Judiciário, que só aplica a lei”, ressaltou o ministro Ricardo Lewandowski.

 

Leia Também