Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Presidente colombiano agradece apoio de Cuba ao processo de paz com as Farc

29 JAN 14 - 17h:45agência brasil

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, agradeceu à Cuba o apoio ao processo de paz entre seu governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O governo cubano é mediador dos diálogos e anfitrião da mesa de negociações iniciada há pouco mais de um ano. “Quero agradecer ao governo cubano e aos cubanos por seu apoio ao processo de paz que estamos realizando aqui em Havana. O apoio de Cuba foi muito importante e avançamos, mesmo que ainda exista um longo caminho a percorrer”, declarou Santos na capital cubana, onde participa da 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Santos agradeceu também ao apoio de outros presidentes e disse que é muito importante que a mesa de negociações continue a receber o respaldo internacional. Além de Cuba, que atua como mediador, os diálogos são observados pela Venezuela, o Chile e a Noruega. O processo pelo fim do conflito completou 19 ciclos de conversação no último dia 23 de janeiro. Até o momento a mesa conseguiu acordos parciais sobre a participação política das Farc após firmado um acordo final de paz, e sobre o desenvolvimento agrário.

Atualmente, os negociadores discutem soluções para problema das drogas, mas ainda falta negociar a desmobilização e reintegração de ex-guerrilheiros, a reparação e justiça para as vítimas e as garantias para o cumprimentos dos acordos celebrados no pós-conflito. Na semana passada, um ataque à população civil em Cauca estremeceu a opinião pública. As Farc anunciaram que aplicariam sanções aos chefes da organização que estiverem envolvidos no atentado.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

DEFICIT

Diferença entre importações e exportações fica em US$ 552 milhões

Balança comercial registrou déficit na segunda semana do mês
PETROBRAS ANALISA REVISÃO

Preço do petróleo no Brasil não irá aumentar no curto prazo

Felipe Neto sofre ameaças e tira a mãe do Brasil
APÓS BIENAL

Felipe Neto sofre ameaças e tira a mãe do Brasil

SAQUE IMEDIATO

Caixa credita quase R$ 5 bilhões para pagamento do FGTS

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião