Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

EUA

Presidenciável ignora escândalos em discurso de posse

Presidenciável ignora escândalos em discurso de posse
21/01/2014 22:00 - FOLHA PRESS


Em seu discurso de posse para o segundo mandato como governador de Nova Jersey, hoje, o republicano Chris Christie ignorou os escândalos nos quais se viu envolvido nas últimas duas semanas e pediu "união" entre republicanos e democratas no Estado.

Aplaudido de pé por mais de dois minutos pelo público presente na cerimônia realizada em Trenton, Christie não mencionou o "bridgegate" - como ficou conhecido o caso do fechamento de parte de uma ponte entre o Estado e Nova York por razões políticas - nem as acusações de chantagem envolvendo os recursos para vítimas da supertempestade Sandy, em 2012.

"Com a honra [de servir novamente o Estado] vêm as obrigações solenes - tomar as decisões difíceis, levantar temas desconfortáveis, exigir responsabilidade e prestação de contas, estar disposto a ser duro quando os princípios estão sendo violados e a ceder para encontrar os interesses comuns para toda a nossa população", disse Christie.

Ele destacou, no discurso, a importância de ter "fé e confiança" no governo e lembrou como a população do Estado foi "forte" ao se recuperar da passagem da Sandy, em 2012.
"Nova Jersey esteve junta quando mais precisou, e devemos seguir juntos agora", disse.

Christie, que até então era a maior promessa republicana para a Casa Branca em 2016, ainda defendeu que o Estado não seja "vítima da atitude de Washington". "Não podemos ser vítimas dessa atitude que diz "eu estou sempre certo e você está sempre errado". Da atitude que separa todos em caixas das quais não podem sair e que coloca as vitórias políticas acima de acordos."

A posse foi o primeiro grande evento do qual o governador participou após as revelações sobre a decisão de seu equipe de se "vingar" de um prefeito que não quis apoiar o republicano.

A forte nevasca que atingiu os Estados de Nova York e Nova Jersey, no entanto, fez com que muitos convidados e apoiadores não comparecessem ao Memorial da Guerra, em Trenton, para a cerimônia. O mau tempo também fez com que sua equipe cancelasse a festa da posse marcada para a noite em Ellis Island.

Uma pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Pew mostra uma queda no apoio a Christie após os escândalos: há um ano, 40% dos entrevistados diziam ter opinião favorável ao republicano, contra 17%, que o viam de forma negativa.

Agora, 34% têm opinião desfavorável e 38% o veem de forma positiva. O levantamento foi feito entre 15 e 19 de janeiro.
 

Felpuda


Malfeitos que teriam sido praticados em tempos não tão remotos podem ser a pedra no caminho de pré-candidatura que está sendo costurada. As conversas ainda estão nas “ondas da rádio-peão”, mas, com a proximidade da campanha eleitoral, há quem diga que isso se tornará uma tremenda dor de cabeça para quem vai enfrentar as urnas. Pior:  o dito não seria culpado direto, mas sim a sua...  Bem, deixa rolar para ver onde vai parar.