domingo, 22 de julho de 2018

EM FORMA

Prepare-se para o verão

2 NOV 2010Por SCHEILA CANTO00h:00

A música lembra: vem chegando o verão... E, é justamente neste período que muitas mulheres começam a corrida para perder os quilos extras adquiridos ao longo do ano e chegar novamente à estação das férias com corpo legal, esbanjando a beleza e as curvas nos trajes de banho.

Se fizéssemos uma enquete, a média de peso que a maioria deseja perder é de cinco quilos, parece até padrão, boa parte das mulheres, ainda que estejam bem, acham sempre que precisam diminuir cinco pontos na balança. O fato é que ao longo do ano, uma pessoa sedentária, que conserva hábitos rotineiros de excesso de carboidrato na alimentação, refeições rápidas, lanches desequilibrados, consumo de doces, certamente terá aumento de medidas e perdas das roupas do armário.

Mas, a boa notícia é que dá para eliminar esses poucos quilos até o fim do ano e voltar à boa forma, por meio de modernos e eficientes tratamentos estéticos disponíveis para reduzir gordura localizada, garante a dermatologista Patrícia Fagundes. Segundo a especialista, os tratamentos mais modernos buscam agir sobre vários fatores que causam ou agravam a gordura localizada. Sendo assim, estão disponíveis para uso no Brasil, aparelhos que associam radiofrequência, infravermelho, sucção por pressão negativa e massagem mecânica, além dos equipamentos que utilizam ultrassom.

A médica ressalta, que não há nenhum tratamento milagroso e que é necessário a contribuição da paciente quanto à alimentação e prática de atividades físicas. A dermatologista diz que os resultados variam muito de pessoa para pessoa, podendo haver uma redução de 3 a 8 cm por área tratada. "Em média, é possível se notar redução das medidas após quatro sessões, em média, dos aparelhos que se valem da tecnologia mencionada acima", ressalta.

A doutora Patrícia explica como atuam os aparelhos de eletroestimulação sobre o local com maior quantidade de gordura. "Na eletrolipoforese, por exemplo, as agulhas são introduzidas na pele e ligadas a um aparelho que transmite corrente elétrica. Este procedimento promove a diminuição do volume de gordura e líquidos combatendo a flacidez".

A médica esclarece, entretanto, que o tratamento para gordura localizada tem por objetivo a redução ou remoção do tecido adiposo acumulado em excesso numa área localizada do corpo. Já os tratamentos para celulite e flacidez visam, além disso, fortalecer a derme por meio do estímulo à produção de colágeno. Além disso, objetivam a remoção dos septos fibrosos que contribuem para o aspecto "casca de laranja" visto na celulite.

Portanto, dependendo do tratamento escolhido é necessário um coadjuvante. Exemplo: se a pessoa optar por técnica que use apenas fonte de energia, a drenagem linfática manual se faz necessária para melhorar o resultado. Porém, alguns tratamentos já propiciam, durante sua realização, um estímulo local pela realização de massagem.

Outros procedimentos estéticos como subscisão para o tratamento de celulite, peelings químicos associados ou não à microdermoabrasão para correção de estrias e melhora da textura da pele, potencializam o resultado da redução de gordura localizada.

A médica orienta que durante o tratamento a pele da região merece um cuidado especial. A paciente deve manter a pele sempre hidratada, evitar o uso de roupas muito apertadas ou de tecidos sintéticos.

Como deve ser a manutenção pós-tratamento?
Após o término da primeira etapa de tratamento, em que geralmente mais sessões foram realizadas, tem início a fase de manutenção. Nesta fase, a paciente receberá a prescrição de tratamento tópico na forma de cremes específicos e também será orientada a realizar sessões de manutenção com intervalos de 4 a 6 meses. Além disso, a prática de atividade física regular, a ingestão de uma dieta balanceada rica em verduras e fibras, o consumo reduzido de bebidas alcoólicas e refrigerantes garantirão que os benefícios alcançados durante o tratamento sejam mantidos, finaliza a médica dermatologista Patrícia Fagundes.

Leia Também