Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

PRIMEIRO EMPREGO

Prepare-se para o seu estágio em 2011

12 DEZ 2010Por 00h:45

Estudantes em busca de oportunidades de estágio e de trainee devem se apressar! Grande parte dos processos seletivos para 2011 termina em dezembro e as empresas estão em fase de triagem de currículos. De acordo com o diretor Geral do portal de empregos Trabalhando.com, Renato Grinberg, os dois últimos meses do ano são os melhores para os jovens entrarem no mercado. "Muitas empresas renovam os contratos de estágio no fim do ano, gerando oportunidades para novas colocações", explica.

Além disso, o especialista afirma que o mercado está aquecido e aberto para busca de jovens talentos, especialmente no comércio e no setor de construção civil, que bateu recorde de contratação nos últimos 12 meses, com alta de 9,91%. "O fortalecimento da economia brasileira e a maior participação do consumidor no mercado continuam gerando investimentos em produção e ampliação nas contratações", diz. "O setor de construção civil é um dos destaques, pois está na mira dos investimentos do governo e de grandes indústrias para obras de infraestrutura e construção de moradias".

Grinberg ressalta que outra boa chance de estrear no mercado de trabalho e adquirir experiência profissional é aproveitar as oportunidades para a época natalina, geradas pela indústria e pelo comércio. De acordo com a Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário), dentre as 139 mil vagas temporárias previstas para o período, 45 mil (32%) ainda não foram preenchidas. Destas, 86% são para atuação no comércio lojista.

"Os jovens dizem que as empresas pedem experiência anterior, mas não dão oportunidade para adquiri-la. Essa é uma grande chance de aprimorar o currículo", diz o diretor da Trabalhando.com ao afirmar que a vivência no mercado, seja qual área for, fará diferença na seleção. "É essencial para quem tem pouca experiência, pois desenvolve o comportamento corporativo e a relação interpessoal. Portanto, essa experiência também deve ser explorada no currículo junto com a formação e os conhecimentos do candidato".

As mudanças no contexto do estágio incluem também a forma como os estudantes chegam até a vaga. Se antigamente havia anúncios, hoje a indicação de colegas e a recomendação de amigos são fundamentais para a conquista de uma oportunidade no mercado. Esta conquista pode acontecer por meio de redes sociais como LinkedIn e Plaxo Pulse, mas também pela participação dos jovens em comunidades e pela troca de informação no Twitter e em blogs", explica Waldir Arevolo, que cunhou o conceito Tatuagem Digital para se referir ao histórico dos usuários na internet. "Esses rastros virtuais nos acompanham pela vida toda, como se fossem tatuagens. "A participação em redes sociais pode ser uma atividade produtiva sob vários aspectos, mas devemos fazê-la com consciência e com coerência".

Primeiro emprego
Para quem está em busca do primeiro trabalho, as redes sociais podem funcionar como uma vitrine. Já existem diversos relatos de processos seletivos no qual o desempate incluiu a análise do comportamento dos candidatos em ambientes virtuais. "As empresas não querem apenas estagiários que entendam as questões técnicas, mas buscam jovens que colaborem e se atualizem dos fatos que ocorrem no mundo, no seu país, na sua cidade", alerta Arevolo, que listou a seguir sete dicas para quem está em busca de um estágio.

1. Seja conectado. Use as redes sociais ao seu favor. Atualize frequentemente seu perfil profissional para deixar claro quais são suas áreas de interesse, seus conhecimentos e até atividades extracurriculares como esporte, vida cultural e lazer.

2. Esteja antenado. Acompanhe os noticiários para desenvolver um espírito crítico em relação aos fatos. Quanto mais você souber, mais à vontade você estará para conversar e contribuir com seus chefes e colegas de trabalho.

3. Conheça e selecione a empresa onde você gostaria de trabalhar. Se ela vai te escolher, você precisa tomar essa decisão antes. É recomendado selecionar somente empresas com as quais você se identifica para se candidatar, ao invés de disparar currículo sem critérios de identificação.

4. Mantenha coerência na sua vida real e virtual. Mais cedo ou mais tarde, mentiras são descobertas. Não coloque no seu perfil qualidades que você não tem. Além de expor seu despreparo, as mentiras criam situações que você não pode resolver.

5. Fique preparado para aprender e colaborar. Um bom estágio abre muitas portas, especialmente quando você mostra que tem opinião, conhecimento e vontade de crescer na profissão. Quanto mais colaborativo for o estagiário, maiores serão as chances dele se tornar um ótimo funcionário.

6. Demonstre motivação. Criar um blog, uma comunidade ou mesmo um site com assuntos relacionados à sua carreira indica que você tem iniciativa, criatividade e está comprometido com o seu futuro contexto profissional.

7. Crie seu diferencial e deixe o mercado saber disso. Cursos de idiomas, de gestão e aprendizados voltados à área corporativa são sempre bem vistos pelos selecionadores de Recursos Humanos.

Leia Também