Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

Referência em Gestão

Prêmio recebe inscrições até dia 17 de junho

5 JUN 2011Por Notícias MS09h:10

As escolas da rede pública de ensino têm até o dia 17 de junho para fazer a inscrição no Prêmio Referência em Gestão Escolar Ano Base 2010. A premiação é uma importante ferramenta de mobilização e avaliação das escolas públicas brasileiras, que visa melhorar a gestão e a qualidade do ensino no País.

O objetivo do Prêmio Referência Gestão Escolar é contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de autoavaliação de seu processo de gestão, além de destacar e disseminar as experiências de referência na área. Assim, o prêmio tem servido, há mais de dez anos, como instrumento de sensibilização, motivação e orientação para o avanço da Gestão Escolar, sobretudo nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.

A ideia é que ao inscrever a escola, o diretor e toda a comunidade escolar participem de um importante e contínuo movimento nacional pela melhoria da qualidade do ensino e estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos pela identificação e reconhecimento de escolas que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.

Participação das Escolas

A participação no Prêmio referência em Gestão Escolar Ano Base 2010 é aberta a todas as escolas de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) das Redes de Ensino Municipais e Estaduais de todo o Brasil, que realizem o processo de autoavaliação, respeitando as orientações do regulamento da premiação.

Ao fazer a inscrição, a escola deverá apresentar um dossiê contendo diversos instrumentos detalhados no Regulamento Prêmio Gestão Escolar Ano Base 2010, para demonstrar suas práticas de gestão.

A autoavaliação escolar deve ser pautada nas seguintes dimensões: gestão de resultados educacionais, gestão participativa, gestão pedagógica e gestão de serviços e recurso. Para realizar esta avaliação, a escola deve mobilizar seu Colegiado Escolar/APM, integrado por representantes de todos os segmentos da comunidade, realizando um trabalho abrangente, participativa e dinâmica.

Premiação

A melhor escola selecionada no Estado recebe uma premiação no valor de seis mil reais e o diploma “Escola Destaque Estadual”. Ao diretor da será concedida uma viagem para intercâmbio de experiências no Brasil ou no exterior. As seis escolas finalistas de todo o Brasil receberão dez mil reais. A vencedora leva 30 mil reais e o diploma “Escola Referência Brasil”.

A Secretaria de Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul incentiva as unidades escolares da Educação Básica das Redes Municipais e Estadual a participarem do Prêmio Gestão Escolar como uma oportunidade para as escolas realizarem a autoavaliação, elaborarem o plano de ação para melhoria da gestão e apresentarem ações bem sucedidas durante o ano de 2010.

Leia Também