Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

LITERATURA

Prêmio Nobel vai para Mario Vargas Llosa

7 OUT 2010Por g107h:10

O prêmio Nobel de Literatura de 2010, divulgado nesta quinta-feira (7) às 8h (horário de Brasília), foi para o escritor peruano Mario Vargas Llosa, "cartografia das estruturas do poder e suas afiadas imagens da resistência, rebelião e derrota."

No ano passado, a escritora romena radicada na Alemanha Herta Müller, 56, foi a vencedora do Prêmio. Em 2008, foi a vez do francês Jean-Marie Gustave Le Clézio e em 2007, Doris Lessing, nascida na Pérsia, mas que escreve em inglês. 

O prêmio é escolhido pelos membros da academia sueca e dá um prêmio de 10 milhões de coroas suecas, algo como R$ 3 milhões, entregue em dezembro. Durante o processo, os membros da academia enviam convites para centenas pessoas ligadas a literatura, como professores e escritores do mundo, para chegar aos candidatos. De uma lista inicial de 250 nomes, em cortes sucessivos, se chega a um segundo grupo, com 15 a 20 e, num terceiro, a cinco nomes. Os membros da academia leem as obras dos candidatos e discutem sobre quem deve ser o vencedor. Um pouco antes do anúncio, os membros da academia ligam para o vencedor.

Alfred Nobel, que fez fortuna ao inventar a dinamite, criou os prêmios para a paz, a literatura e várias ciências em seu testamento, em 1895. Os prêmios foram entregues pela primeira vez em 1901 e um prêmio adicional, para a economia, foi estabelecido em memória de Nobel, em 1968.

Favoritos
O grande favorito das casas de apostas era o escritor e poeta sueco Tomas Transtromer. Outros autores, que sempre aparecem na imprensa internacional como possíveis ganhadores, como autores norte-americanos, como Philip Roth ou Cormac McCarthy, ou o queniano Ngugi wa Thiong'o e o japonês Haruki Murakami, ficaram novamente de fora.

O vencedor do prêmio, que pode impulsionar autores relativamente obscuros ao holofote internacional, é notoriamente difícil de adivinhar, com uma série de surpresas nos últimos anos.

O ganhador do Nobel recebe um prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas (1,5 milhão de dólares).

Leia Também