domingo, 22 de julho de 2018

AQUIDAUANA

Prefeitura propõe ação sincronizada para melhorar a agricultura familiar indígena

23 JAN 2011Por ROBERTO COSTA13h:31

O Governo Municipal de Aquidauana através do gerente de Produção e Meio Ambiente, Cipriano Mendes, se reuniu na sexta-feira (21) com lideranças indígenas das nove aldeias do município, representantes da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) Gestor de Desenvolvimento Claudionor do Carmo Miranda e o coordenador regional da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) de Campo Grande Edson Fagundes.

De acordo com o gerente, essa foi uma reunião de planejamento para definir os trabalhos de produção de 2011. Conforme reunião anterior com o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), Fagundes esclareceu que todas as ações passarão a ser sincronizadas e conjuntas com o município. “Será um trabalho sincronizado entre gerência de Produção, Agraer e FUNAI. As três esferas vão atuar juntas”, disse.

Segundo Cipriano, a iniciativa gera agilidade nas ações das aldeias. “Dessa forma os trabalhos serão mais organizados”. Além do debate com os caciques e presidentes de associações, os índios participaram de uma palestra de orientação sobre agricultura familiar ministrada pela nutricionista Jadiana Baez Bambil. “Os produtores precisam se regularizar para poder vender seus produtos para a merenda escolar” comentou.

A FUNAI já colocou a disposição 110 sacas de sementes de feijão que serão distribuídas após o preparo da terra, bem como agasalhos doados pela instituição.

Em Aquidauana, o atendimento da FUNAI às aldeias será no mesmo prédio onde funciona a Gerência de Produção, uma vez que a pasta atende, além dos pequenos produtores, a comunidade indígena.

Com informações da Agecom

Leia Também