Terça, 20 de Fevereiro de 2018

dourados

Prefeitura inicia nova etapa de obras na região do shopping

8 DEZ 2010Por anahi zurutuza03h:20

Começou esta semana nova etapa das obras de contenção de enchentes do cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Paulo Coelho Machado (antiga Furnas), próximo ao Shopping Campo Grande. Operários trabalham agora na escavação da lateral do Córrego Prosa, na Rua Dr. Mauro Rogério de Barros Wanderley, que atualmente "morre" nos fundos de uma loja de móveis da Paulo Machado. No local, nas próximas semanas, segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, João Antônio De Marco, começará a construção de outra parte da galeria de concreto, que posteriormente será ligada ao trecho da tubulação já construído sob o estacionamento do shopping.

Depois de finalizada esta segunda etapa da obra, a Prefeitura da Capital inicia a construção da parte da galeria de canalização do Córrego Prosa que passará por baixo da Paulo Coelho Machado. Esta fase do trabalho deve começar na segunda quinzena de janeiro. "Não podemos mexer com isso agora, por conta do período de festas. Aquele cruzamento é muito movimentado no fim de ano, os transtornos que geraríamos à população seriam muito maiores", explica De Marco. Segundo o secretário, quando começarem as escavações na Paulo Machado, de início uma das pistas da via será interditada e, só depois de aterrada e pavimentada esta parte, a segunda pista terá o tráfego interrompido.

Também com o intuito de não causar incômodos à população, De Marco lembrou que na semana passada os operários conseguiram liberar a alça de acesso ao estacionamento do shopping.

 Obra
Iniciada em 3 de agosto deste ano, a intervenção antienchentes na região integra pacote de obras emergenciais financiada com recursos do Ministério da Integração Nacional e está orçada em R$ 4 milhões. A galeria construída no local, com 220 metros de comprimento, 7,5 metros de largura e 3 metros de altura, substitui antiga tubulação metálica e depois de pronta, vai auxiliar na drenagem das águas pluviais de bairros como Carandá e Autonomista e, ainda, diminuir o volume recebido pela galeria já construída na Avenida Ricardo Brandão.

Já que a região terá de passar por obras complexas, a prefeitura deve aproveitar para trabalhar no reordenamento viário do cruzamento entre a Paulo Machado e a Afonso Pena e, ainda, entre a Afonso Pena e a Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo, que dá acesso aos bairros Chácara Cachoeira, Tiradentes, Cidade Jardim, entre outros. A ideia é interligar a Rua Dr. Mauro Rogério de Barros Wanderley à Avenida Rubens Gil de Camilo. Para isso, a Dr. Mauro Rogério deixará de ser rua sem saída, atravessando a Paulo Machado, passando ao lado da área do estacionamento do shopping que, hoje, está em obras, e cruzando a Afonso Pena até a Rubens Gil de Camilo.

A previsão da prefeitura é terminar toda a obra entre março e abril de 2011.

Leia Também