Domingo, 24 de Junho de 2018

Prefeitura da Capital lança Internet Morena gratuita quarta-feira

23 AGO 2010Por 22h:00
     

A Prefeitura Municipal de Campo Grande por intermédio do Instituto Municipal de Tecnologia da Informação ? IMTI lança na quarta-feira (25), na Praça Ary Coelho, o projeto Internet Morena que irá disponibilizar para a população sinal de acesso gratuito à internet em determinados pontos da cidade.

Para usufruir desse programa, basta realizar um cadastro, preenchendo o Formulário de Adesão e concordando com o termo e condições de uso que será disponibilizado como primeira página ao acessar a rede nos locais de cobertura. O acesso também poderá ser feito através do site do Internet Morena, www.capital.ms.gov.br/internetmorena, onde o usuário da rede deverá digitar seus dados como: nome, CPF e e-mail. Feito o cadastro, o usuário passa a ter ID (identificador) e senha para acessar gratuitamente a internet nos locais de acesso.

Após devidamente identificado, o cidadão poderá acessar a internet através de link que a Prefeitura disponibilizará em cada local. A banda disponível será de 20 Kbps, conforme especificações do Plano Nacional de Banda Larga ? PNBL. A área de cobertura inicial será num raio de 300 metros em torno dos pontos abrangidos. Qualquer dispositivo equipado com interface WiFi na frequência de 2,4 Ghz e padrões IEEE802.11 a/b ou g poderá acessar a rede, como celulares, notebooks, netbooks ou pda?s que possuam esta interface.

A Prefeitura disponibiliza em seu portal www.capital.ms.gov.br diversos serviços eletrônicos. Para estes serviços o acesso será ilimitado, assim como para demais sites que se encontrem neste contexto da legalidade. Já as páginas com conteúdo sexual, pedofilia, apologia a crimes, entre outras relacionadas, terão o acesso estritamente proibido.

 

Pontos de acesso

Inicialmente, será disponibilizado sinal de acesso gratuito à internet sem fio (Hotspot) em três pontos da Capital: Praça Ary Coelho, a Feira Central e o Ponto de Integração Avedis Balabanian, em frente a Escola Hércules Maymone, permitindo ao cidadão campo-grandense acessar gratuitamente a internet, num raio de até 300 metros desses locais.

Até o fim de 2010, está previsto o lançamento de mais nove Hotspots, nas regiões do Parque das Nações Indígenas, Parque Sóter, Parque Ayrton Senna, Parque Jacques da Luz, Praça Belmar Fidalgo, Praça do Rádio Clube, Morada dos Baís, Horto Florestal e região do Jardim Aeroporto.

A gestão do prefeito Nelson Trad Filho, por intermédio do IMTI, empenha-se em promover a cidadania digital através do compromisso de desenvolvimento tecnológico iniciado em 2007, com a criação do programa "Campo Grande Digital", possibilitando ao campo-grandense, de forma democrática, o acesso às mídias tecnológicas, por meio de várias ações, como a disponibilização de internet gratuita.

        O programa Campo Grande Digital tem por finalidade a disponibilização de projetos de Inclusão Digital. Isso é uma realidade no município graças à implantação da Rede Municipal de Alta Velocidade ? Remav, que permite, através de sua infraestrutura de telecomunicação, interligar toda a estrutura organizacional do município.

Leia Também