Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

VISITA

Prefeito Nelsinho Trad recebe cônsul dos EUA

15 ABR 2011Por da redação12h:56

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad recebeu, no final da manhã desta sexta-feira (15), em seu gabinete, a visita do cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo, Thomas Kelly. Embora sediado na capital paulista, o consulado também tem em sob sua jurisdição os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Há oito meses no cargo, esta é a primeira visita protocolar de Thomas ao Estado.

Mesmo estando pela primeira vez em Campo Grande, o cônsul disse que foi possível ver “que é uma cidade muito dinâmica e que está crescendo com muita rapidez e isto me impressiona muito”. Quando indagado pelo prefeito sobre suas considerações a respeito de morar no Brasil, Thomas fez uma análise muito positiva do país e dos brasileiros. “O Brasil está vivendo um momento histórico e muito bom ver o brasileiro otimista com este momento”, opinou.

Ao falar de suas origens libanesas, Nelsinho aproveitou para contar ao cônsul que seu avô foi cônsul do Líbano em Mato Grosso do Sul. “Sei como me esta função, eu via meu avô recebendo os patrícios dele e todas as visitas protocolares inerentes ao cargo”, relatou o prefeito durante a visita de Thomas Kelly.

Trad Filho aproveitou a oportunidade para perguntar ao cônsul se há alguma possibilidade de ser agilizados os trâmites, relacionados ao visto de brasileiros que viajam aos Estados Unidos. Thomas Kelly informou que esta questão está sendo discutida com autoridades dos dois países. Segundo ele, o consulado em São Paulo atende cerca de 140 a 150 pessoas por dia, com a atuação de cerca de 20 funcionários.

O cônsul geral de São Paulo informou que, de acordo com estudos feitos por economistas americanos, os turistas brasileiros vão gastar, nos próximos 10 anos em viagens aos Estados Unidos, cerca de cinco bilhões de dólares. “Os brasileiros, agora, têm mais recursos e estão viajando mais para os Estados Unidos. Isto é muito bom, ajudam nossa economia e são sempre muito bem-vindos”, destacou Thomas Kelly. Ele adiantou que a visita a Mato Grosso do Sul pode gerar parcerias entre empresários ou mesmo o governo americano.

Ao final da visita, o cônsul e suas duas assessoras receberam o kit que a prefeitura repassa às autoridades que mantém audiência com o prefeito, composto de publicações contando dados sobre a economia da Capital e uma mostra do artesanato local. Por sua vez, Thomas Kelly deu a Nelsinho um livro sobre os recursos aquáticos americanos. Em Campo Grande, o cônsul ministrou uma palestra para acadêmicos a UFMS, visitou o Museu Dom Bosco e terá, hoje à tarde, audiência com o governador André Puccinelli e com empresários.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também