sexta, 20 de julho de 2018

pedro juan

Prefeito é reeleito com denúncias de compra de votos

8 NOV 2010Por EDILSON JOSÉ ALVES/PONTA PORÃ16h:21

O empresário José Carlos Acevedo, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), foi reeleito prefeito de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia situada na divisa com Ponta Porã. Ele venceu o pleito marcado por denúncias de compra de votos, mas que transcorreu segundo a Polícia Nacional, dentro da normalidade.

Acevedo é irmão do senador Robert Acevedo (PLRA) e conseguiu a reeleição com 51,4% dos votos válidos. Apesar do resultado já ser conhecido e o vencedor ter promovido uma festa para comemorar a vitória, os números oficiais só serão divulgados pela Justiça Eleitoral do Paraguai no próximo dia 1º de dezembro.

O candidato derrotado Marcial Lescano, do Partido Colaborado, obteve 43,6% dos votos válidos. Correligionários do partido derrotado criticaram o uso da máquina e a suposta compra de votos pelo candidato reeleito para administrar Pedro Juan Caballero por mais um mandato.

A imprensa paraguaia chegou a divulgar os valores pagos por cada voto pelo candidato do Partido Liberal. Os eleitores teriam recebido de 100 a 200 mil guaranis (de R$ 37 a R$ 74) e mais cestas de alimentos, que foram distribuídas após as eleições em um supermercado na área central. Adversários políticos fotografaram e encaminharam denúncias à Justiça Eleitoral.

Leia Também