Segunda, 18 de Junho de 2018

Preço do etanol caiu 10,9% na Capital, aponta pesquisa

3 SET 2010Por 16h:15
     

O preço do etanol, álcool combustível, teve queda de 10,95% nos últimos seis meses em Campo Grande. No mesmo período o diesel apresentou redução de 1,77%, enquanto a gasolina comum teve aumento de 7,63% e a gasolina aditivada 1,61%.

A pesquisa realizada pelo Procon nos dias 30 de agosto e 1° de setembro, em 30 postos de combustíveis da Capital, foi comparada com o levantamento feito em março deste ano. O número de postos representa 20% do total existente no município. Os estabelecimentos foram escolhidos aleatoriamente.

O superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro, lembra que os fiscais pesquisaram somente o preço e não as propriedades do produto oferecido, por isso Ribeiro ressalta que "o consumidor deve ficar atento à qualidade do combustível". O superintendente também esclarece que qualquer pessoa pode solicitar que o combustível seja testado. "Se o posto se negar a realizar o teste ou não tiver o kit, o consumidor deve comunicar o Procon". Por lei o estabelecimento é obrigado a ter um kit para realização do exame que verifica a qualidade do produto.

Durante a visita dos fiscais do Procon aos estabelecimentos também foi verificado se existe a cobrança diferenciada para pagamento à vista ou com cartão de crédito. "Nenhum dos 30 postos pesquisados cobram a mais pelo combustível pago com cartão", afirmou o superintendente do órgão. De acordo com julgado do Tribunal de Justiça do Estado, a cobrança de valor diferenciado para pagamento a vista, em dinheiro ou com cartão de débito é considerada abusiva e ilegal Caso o consumidor encontre algum estabelecimento que tenha esta conduta deve fazer reclamação ao Procon pelo telefone 151.

Leia Também