Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AUTOESCOLAS

Prazo para instalarem simulador foi prorrogado

Prazo para instalarem simulador foi prorrogado
15/03/2014 09:30 - seminovos.ORG


Depois de muita polêmica, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou na edição do “Diário Oficial da União” dessa última quarta-feira (12) o adiamento do prazo para que as autoescolas de todo o país instalem o simulador de direção veicular para habilitação de motoristas da categoria “B” – que é o mais comum, de automóveis e comerciais leves.

A obrigatoriedade para usar o simulador iria começar a valer a partir de janeiro deste ano, mas depois de reclamações dos donos das autoescolas com a justificativa de que o simulador é um investimento caro para o risco da Resolução não valer, já que há um projeto que cancela a obrigatoriedade do equipamento tramitando na Câmara dos Deputados, o prazo se estendeu para o dia 30 de junho deste ano.

Além do gasto para um equipamento que ainda se encontra em dúvidas se vai ou não ser de uso obrigatório, o Sindicato das Autoescolas afirma que para utilizar o simulador, é necessário acesso à internet, o que seria inviável, já que em muitas cidades do Brasil ainda não têm internet.

Na terça-feira dessa semana (10), o Ministério das Cidades, que é responsável pelo Contran, divulgou uma nota afirmando que os conselheiros do órgão tomaram a decisão de adiar o prazo depois de avaliarem o relatório das visitas técnicas realizadas nos Estados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

"Na avaliação dos técnicos, ainda é preciso adequar as normas técnicas para atender às peculiaridades regionais, disponibilidade de internet, criação de unidades itinerantes ou móveis e criação de centros de simuladores compartilhados pelos Centros de Formação de Condutores", diz a nota oficial do Ministério das Cidades.

Segundo informação da assessoria de imprensa do Contran, autoescolas de 12 estados estão tendo dificuldades para receber o simulador. Segundo a nota do órgão que regula a nova exigência, o problema maior das autoescolas é a grande demanda que os fabricantes do simulador estão tendo, não conseguindo entregar o equipamento no prazo devido.

Felpuda


Partido está aos poucos montando a que vem sendo chamada de “chapa do quartel”, pois os pré-candidatos são oriundos da caserna. Há quem diga que os dirigentes da legenda ainda estão querendo pegar carona no “fenômeno Bolsonaro”, esquecendo-se que o presidente, embora vindo da área militar, está na política há 30 anos e o seu programa de governo agradou 57,7 milhões de eleitores. Dizem que tchurminha será obrigada a adicionar mais ingredientes no currículo, senão...