Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

autoescolas

Prazo para instalarem simulador foi prorrogado

15 MAR 14 - 09h:30seminovos.ORG

Depois de muita polêmica, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou na edição do “Diário Oficial da União” dessa última quarta-feira (12) o adiamento do prazo para que as autoescolas de todo o país instalem o simulador de direção veicular para habilitação de motoristas da categoria “B” – que é o mais comum, de automóveis e comerciais leves.

A obrigatoriedade para usar o simulador iria começar a valer a partir de janeiro deste ano, mas depois de reclamações dos donos das autoescolas com a justificativa de que o simulador é um investimento caro para o risco da Resolução não valer, já que há um projeto que cancela a obrigatoriedade do equipamento tramitando na Câmara dos Deputados, o prazo se estendeu para o dia 30 de junho deste ano.

Além do gasto para um equipamento que ainda se encontra em dúvidas se vai ou não ser de uso obrigatório, o Sindicato das Autoescolas afirma que para utilizar o simulador, é necessário acesso à internet, o que seria inviável, já que em muitas cidades do Brasil ainda não têm internet.

Na terça-feira dessa semana (10), o Ministério das Cidades, que é responsável pelo Contran, divulgou uma nota afirmando que os conselheiros do órgão tomaram a decisão de adiar o prazo depois de avaliarem o relatório das visitas técnicas realizadas nos Estados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

"Na avaliação dos técnicos, ainda é preciso adequar as normas técnicas para atender às peculiaridades regionais, disponibilidade de internet, criação de unidades itinerantes ou móveis e criação de centros de simuladores compartilhados pelos Centros de Formação de Condutores", diz a nota oficial do Ministério das Cidades.

Segundo informação da assessoria de imprensa do Contran, autoescolas de 12 estados estão tendo dificuldades para receber o simulador. Segundo a nota do órgão que regula a nova exigência, o problema maior das autoescolas é a grande demanda que os fabricantes do simulador estão tendo, não conseguindo entregar o equipamento no prazo devido.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

ANDRÉ DO RAP

Suspeito de comandar tráfico internacional do PCC é preso em Angra

Ocorrência de incêndios no Estado cresceu 45% em 2019
MAIS DE 4,9 MIL

Ocorrência de incêndios no Estado cresceu 45% em 2019

Homem tenta apagar incêndio e tem 50% do corpo queimado
TERENOS

Homem tenta apagar incêndio e tem 50% do corpo queimado

Traficantes de papagaio estão na mira da PMA e Ibama
OPERAÇÃO BOCAIÚVA I

Traficantes de papagaio estão na mira da PMA e Ibama

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião