Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

HPV

Pouca informação e desencontros em vacinação

Pouca informação e desencontros em vacinação
11/03/2014 00:00 - PATRÍCIA BELARMINO


A campanha de vacinação contra o vírus HPV começou com desencontros, em Campo Grande. Em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a informação é que a vacinação só ocorrerá nas escolas, enquanto outras têm doses limitadas para o público geral. Na UBS do Bairro Noroeste, a vacinação ainda não começou, segundo funcionários, porque a geladeira usada para armazenar as doses está estragada.

Apesar de ser alardeada como uma das maiores investidas do governo federal na área da Saúde, nos últimos anos, a vacinação contra o HPV esbarrou em problemas logísticos, na Capital. Na UBS do Maria Aparecida Pedrossian, foram entregues apenas as doses para imunização das adolescentes de 11 a 13 anos que estudam em escolas do bairro. Por enquanto, não há dose para outras moradoras, da mesma idade.

Na UBS Jair Garcia de Freitas, popularmente conhecida como 26 de Agosto, a informação é que nenhuma adolescente será imunizada na unidade de saúde: só vai ser vacinada nas escolas da região. A mesma informação é repassada a quem procura a UBS do Coophavila II.

A UBS Nova Bahia recebeu doses para imunizar adolescentes que estudam em escolas da região norte do município e outras 10 doses, todos os dias, para vacinar quem procurar o posto. Os próprios funcionários recomendam que os pais liguem antes de irem às unidades.

Nas unidades dos bairros Macaúbas, Vila Nasser, Moreninha II, Sílvia Regina e José Abrão, a informação repassada por funcionários é que bastar ir ao posto, com o cartão do SUS e a carteira de vacinação, para receber a imunização. 

Felpuda


É grande a expectativa em torno de qual foi a justificativa de conhecida figura que beneficiou sujeito, e este, aproveitando a, digamos, boa vontade demonstrada, simplesmente “sumiu do mapa”. Órgão nacional pediu explicações para o “benfeitor”, e o prazo já venceu. Como as decisões por lá não ficam escondidas do distinto público, logo, logo, a curiosidade deverá ser contemplada. É esperar para conferir!