sexta, 20 de julho de 2018

SAÚDE

Postos voltam a vacinar contra meningite

26 NOV 2010Por MICHELLE ROSSI 02h:25

O Ministério da Saúde decidiu reforçar em 100% o número de doses de novo lote da vacina contra a meningite do tipo meningocócica C – forma mais grave da doença – já disponível nas unidades de saúde apenas de Campo Grande. Anteriormente estavam previstas 10 mil unidades do medicamento, mas, devido à grande procura, foram enviadas 20 mil, segundo informações da gerência de Imunização da Secretaria de Saúde da Capital. Já as cidades do interior devem receber a vacina a partir da próxima semana, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela distribuição do medicamento para as cidades. Mas somente hoje será divulgada a quantidade que cada um dos 78 municípios receberão.

O ministério informou que mensalmente elas serão remetidas por se tratar de vacinas que estão presentes no calendário de imunização das crianças de 3 meses a 2 anos de idade.

O primeiro lote a chegar a Mato Grosso do Sul foi em outubro, com 10 mil doses. Em Campo Grande, elas se esgotaram em 14 dias. Antes, a vacina era oferecida apenas nos hospitais particulares e chegava a custar R$ 200, agora é gratuita nos postos de saúde.

Quando imunizar
A primeira dose é aplicada quando a criança está com três meses, a segunda, aos cinco meses, e a terceira (dose reforço), ao completar um ano. Embora o Ministério da Saúde tenha estabelecido as idades para aplicação da vacina, pais das crianças de até 2 anos (que não tenham 3 ou 5 meses e nem entre 1 e 2 anos) podem procurar as unidades de saúde e se informar sobre como proceder em cada caso.

Leia Também