quarta, 18 de julho de 2018

JUROS

Possível alta da Selic traz pouco impacto ao consumidor

1 MAR 2011Por infomoney18h:21

Uma possível elevação da taxainfomoney básica de juro, a Selic, trará pouco impacto nos juros praticados ao consumidor, de acordo com o vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel de Oliveira.

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central se reúne a partir de hoje para definir a nova taxa Selic, que hoje está em 11,25% ao ano.

“Em nossa opinião, o Banco Central vai elevar a taxa básica de juro em 0,50 ponto percentual”, disse Oliveira. “Entretanto, seja qual for a elevação da Selic, pouco impacto terá nas taxas de juros das operações de crédito”.

Taxas de juros
Um aumento de 0,50 ponto percentual na Selic faria com que os juros ao consumidor passassem de 6,85% ao mês para 6,89% ao mês.

O impacto não é tão grande porque, segundo Oliveira, existe um descolamento entre a Selic e as taxas cobradas ao consumidor que, na média da pessoa física, atingem 121,46% ao ano, provocando uma variação de mais de dez vezes entre as duas pontas.
 

Leia Também