Quinta, 21 de Junho de 2018

População pode fazer sugestões para a Pesquisa Nacional de Saúde

14 SET 2010Por 18h:15
     

Até o fim de 2010, a população brasileira poderá sugerir temas ou perguntas para o questionário da 1ª Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), que será realizada em todo o país nos anos de 2012 e 2013. A consulta pública está aberta não só a profissionais, pesquisadores e estudantes da área, mas também a qualquer cidadão usuário dos serviços de saúde. Os interessados em contribuir com a formulação do questionário devem enviar suas sugestões para o site www.pns.icict.fiocruz.br, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz).

O órgão da Fiocruz é o responsável pela elaboração do questionário da PNS, que terá sua execução a cargo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Baseada em consultas semelhantes realizadas em outros países, como Inglaterra, Estados Unidos e Austrália, a PNS é considerada o Censo da Saúde e começou a ser desenvolvida em 2003.

De acordo com a pesquisadora do Icict/Fiocruz Célia Landmann, coordenadora científica da PNS, foi a partir de constatações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE que surgiu a necessidade de um inquérito mais aprofundado sobre o setor. "Vimos que era preciso uma pesquisa que abrangesse não só o funcionamento e as necessidades da assistência à saúde, mas também doenças e questões relacionadas aos hábitos, como os de fumar ou beber, e estilos de vida da população", afirmou Celia.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, no final deste mês, um teste do questionário começará a ser aplicado na periferia do Distrito Federal, num trabalho a ser executado durante dois meses por cerca de 2,4 mil estudantes da área de saúde. "O objetivo desse teste é nos ajudar a analisar a linguagem a ser adotada e saber se as pessoas estão entendendo o questionário", explicou.

        Celia informou ainda que depois desse teste e da consulta pública, os técnicos do Ministério da Saúde e do IBGE vão se dedicar à elaboração do formato final do questionário. Por meio de entrevista domiciliar, a PNS vai levantar o funcionamento da assistência de saúde em todos os setores, tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) como dos serviços suplementares.

Leia Também