Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quarta, 21 de novembro de 2018

Pontualidade de pagamento das MPEs atinge 95% em julho

19 AGO 2010Por 15h:30
     

Em julho deste ano, 95,3% dos pagamentos feitos pelas MPEs (Micro e Pequenas Empresas) aos seus fornecedores ou 953 pagamentos a cada mil foram feitos à vista ou com, no máximo, sete dias de atraso.

O resultado, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas, aponta uma leve retração de 0,1 ponto percentual ante o mês imediatamente anterior.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a situação deverá ser normalizada ao longo dos próximos meses, já que, sazonalmente, os níveis de pontualidade dos pagamentos durante o segundo semestre são superiores aos do primeiro semestre.

Para os técnicos, isso ocorre porque o dinamismo econômico é maior na segunda metade do ano, em razão do Natal e da entrada da segunda parcela do 13º salário na economia.

Pontualidade por setor

A pesquisa mostra que, dentre os setores, as MPEs da indústria foram aquelas que apresentaram a maior queda na pontualidade de pagamento em julho, saindo de 95,3% para 94,8%.

Já a pontualidade de pagamento das empresas do setor do comércio e de serviços ficou em 95,3% em julho.

De acordo com os analistas, as paralisações da atividade industrial nos dias de jogos da seleção brasileira, durante a Copa da África, e o período de férias escolares afetaram a geração de caixa das empresas industriais, criando dificuldades para que honrassem, com mais pontualidade seus compromissos financeiros durante o mês de julho.

Valores pagos em julho

Na comparação com junho, os valores pagos em dia pelas micro e pequenas empresas recuaram 1,3%, alcançando a média de R$ 1.476,27. Frente a julho de 2009, esse montante caiu 3,7%.

Para os técnicos da Serasa, os recuos anuais estão perdendo intensidade, sinalizando que a melhora das condições de crédito para as micros e pequenas deverá elevar, gradativamente, os volumes médios negociados ao longo dos próximos meses.

Sobre a pesquisa

        O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas se baseia em dados de 600 mil micro e pequenas empresas, em um total de 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também