Campo Grande - MS, quinta, 16 de agosto de 2018

POLÍTICA

Político do PV critica oba-oba sobre o pré-sal

27 MAR 2011Por JORNAL DO BRASIL02h:27

O desmatamento é o retrato três por quatro da tragédia brasileira. A frase do ambientalista Fábio Feldmann, militante do Partido Verde de São Paulo e ex-candidato ao governo, foi um dos destaques de sua apresentação neste sábado no II Fórum Internacional de Sustentabilidade de Manaus, evento pelo qual já passaram, desde quinta-feira, Arnold Schwarzenegger e Richard Branson. O ambientalista focou suas críticas a dois eventos econômicos em voga. A exploração mineral no sul da Bahia e a do pré-sal na costa brasileira.

O projeto do estado da Bahia em parceria privada para a exploração de minério em mata atlântica no sul do estado, com construção de ferrovia e de um porto em área de preservação ambiental; e a incerteza sobre a expectativa em torno da exploração de petróleo na camada pré-sal, em alto mar. - Não sou contra a exploração de minério, mas contra a forma de escoamento – lembrou Feldmann, para citar em seguida que a ferrovia na Bahia custará R$ 6 bilhões ao contribuinte e com nenhum retorno sócio-ambiental, para aexploração de reservas de apenas 20 anos.

A região, lembrou o verde, é uma das mais ricas em biodiversidade de mata atlântica no país – e ali há mais biodiversidade do que todos os países europeus juntos. Feldmann conclamou os empresários a pensarem sobre o projeto e suas consequências, e ganhou apoio.

Leia Também