Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Investigação

Polícia prende sete da mesma família; irmãos mataram investigador

29 JAN 14 - 16h:26Gabriel Maymone e Thiago Gomes

A Polícia Civil prendeu sete pessoas da mesma família acusados de envolvimento no caso do assassinato do investigador Dirceu Rodrigues dos Santos, 38, e tentativa de homicídio do colega dele Osmar Ferreira, 39, na noite de ontem. Os dois policiais atuam na Delegacia Especializada na repressão de Roubos e Furtos (Derf) e investigavam o furto de uma corrente avaliada em R$ 80 mil.

Em coletiva à imprensa nesta tarde, os delegados Fabiano Nagata e Fábio Peró, da Derf e João Reis, da Depac Piratininga, informaram que os irmãos Alexandro Gonçalves Rocha, 21, travesti Natália, e Alexandre Gonçalves Rocha, 19, e um adolescente de 15 anos estão diretamente envolvidos na morte, sendo que ainda será apurado quem efetuou os disparos.

Estão presos ainda: Cléber Ferreira Alves, 36, Lúcia Helena Barbosa Gonçalves, 50, Renato Ferreira Alves, 21 e Geovane Oliveira Andrade, 18. Todos eles possuem passagens pela polícia por crimes como roubos e tráfico de drogas. Outras oito pessoas chegaram a ser detidas, mas foram liberadas.


 

 

 

 

 


 

Presos foram encaminhados para a delegacia nesta manhã - Fotos: Bruno Henrique / Correio do Estado

A polícia ainda não esclareceu como foi a atuação dos investigadores no caso. Segundo informações, a polícia recebeu a denúncia de que uma quadrilha estava vendendo joias por um preço muito inferior ao de mercado. Os investigadores passaram a atuar no caso.

Osmar ligou para um dos criminosos e negociou a compra da peça. Ontem à noite, o policial foi até uma residência no Bairro Jardim Bálsamo, em Campo Grande, para finalizar a negociação, enquanto seu colega Dirceu permaneceu do lado de fora do imóvel. O investigador, porém, foi reconhecido por um dos bandidos.

Osmar teria sido agredido de surpresa, enquanto seu colega foi rendido pela quadrilha. Dirceu resistiu e entrou em luta corporal com os bandidos, ocasião em que foi baleado na barriga. Mesmo ferido, ele continuou lutando, mas logo foi dominado.

Ainda conforme informações, Dirceu foi obrigado a se ajoelhar diante da quadrilha, ocasião em que foi executado com um tiro no pescoço e outro na testa.

Já o policial Osmar foi socorrido e chegou na Santa Casa às 6h. Ele passou por consulta geral na unidade hospitalar e foi liberado em seguida.

Heróis
Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol), Alexandre Barbosa, os investigadores são heróis porque mesmo diante de toda a falta de efetivo e de estrutura de trabalho não hesitaram em investigar o caso.

“Eles são exemplo porque estavam trabalhando fora de expediente para solucionar um crime. Para eles, o trabalho não tem dia, nem hora e, por conta da falta de efetivo foram só os dois”, comentou.

Secretário alerta policiais
O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, alertou que os policiais não podem subestimar a inteligência dos criminosos e que as investigações têm que ser feitas com o máximo de cautela para garantir a segurança da equipe.

Quanto ao déficit de policiais, o secretário explicou que a falta de efetivo ideal não é um problema que ocorre somente no Estado, mas em todas as policiais do Brasil e do exterior.

“Sabemos que temos que trabalhar com o efetivo existente, mas muitas vezes, o policial acha que está no controle de uma situação, mas não está.. Ele, por natureza, é audacioso”, comentou o secretário, explicando que nenhuma polícia tem o efetivo necessário, mas que ainda assim todas elas se esforçam para atuar.

Velório
O corpo de Dirceu foi velado na Capela Campo Grande e foi sepultado, às 16h30min, no cemitério Jardim das Palmeiras, na avenida Tamandaré, ao lado da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).


Velório de Dirceu, realizado nesta tarde - Foto: Álvaro Rezende / Correio do Estado

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

STJ autoriza acréscimo de sobrenome do cônjuge após casamento

Certidão de casamento poderá ser retificada pelo cartório de registro civil
FUTEBOL ESPANHOL

Barcelona perde do Granada por 2 a 0 e fica longe do líder Sevilla no Espanhol

Atlético de Madrid também já jogou na rodada
TWITTER

Haddad fala em impeachment de Witzel e o acusa de ser 'assassino'

Ex-prefeito afirmou que "coisas absurdas estão acontecendo"
GOVERNO

Major Olímpio diz que há estratégia no Congresso para desgastar presidente

Senador pediu ao "povo brasileiro" que exercesse pressão sobre o Congresso

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião