Domingo, 21 de Janeiro de 2018

Polícia Federal destruiu 900 mil pés de maconha este ano

14 JUL 2010Por 23h:00
     

As operações da Polícia Federal (PF) para erradicação de plantações de maconha no Brasil têm saldo de 923 mil pés derrubados em 2010. Em 2009, a PF destruiu 2,3 milhões de pés da erva. Os dados foram apresentados hoje (14) pelo diretor de Combate ao Crime Organizado da PF, Roberto Troncon, em audiência pública na Câmara dos Deputados.

Além da destruição das plantações em território brasileiro, parceria da PF com autoridades paraguaias levou à destruição de 676 hectares de plantações de maconha no país vizinho. A droga seria encaminhada ao Brasil. Cerca de 80% da maconha consumida no Brasil vem do Paraguai.

"Isso é resultado de ações continuadas, permanentes, dentro do intervalo de cultivo da droga. Os criminosos investem e, na hora de colher, a droga é erradicada. Isso desestimula o cultivo e aumenta o custo para quem pratica o ilícito".

A destruição das plantações no Brasil e no Paraguai explica o aumento do preço da droga no mercado interno, segundo Troncon. "Por estar mais escassa, a droga aumentou significativamente de preço".

O Brasil também tem acordos de cooperação internacional de combate às drogas com a Bolívia e o Peru. Além da erradicação das plantações de maconha e combate ao tráfico nas fronteiras, as parcerias incluem intercâmbio de policiais e treinamento de agentes estrangeiros nas academias de polícia do Brasil.

Leia Também